Caic TEA José Contente promove Semana do Folclore com atividades culturais e terapêuticas para crianças autistas

Com uma programação que reúne atividades culturais e terapêuticas, o Centro de Atenção Integral à Criança (Caic TEA) José Contente deu início, nesta segunda-feira (25/08), à Semana do Folclore, que segue até sexta-feira (29/08). A iniciativa busca estimular a socialização e desenvolver habilidades cognitivas, motoras e sensoriais de forma lúdica e significativa, nas crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidas na unidade.
A unidade da rede estadual de saúde desenvolve ações em parceria com a Rede TEIA Agir, especializada em serviços terapêuticos voltados ao desenvolvimento de crianças autistas. “O espaço foi projetado para conciliar técnica e acolhimento, com ambientes sensoriais e recursos terapêuticos modernos, fundamentados na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), referência internacional no tratamento do TEA”, destaca a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud.

As atividades, elaboradas pela equipe multiprofissional, incluem dinâmicas como circuitos lúdicos, sessões de cinema imersivas, teatro de fantoches e espaços de estímulos controlados para as crianças que necessitam de maior acolhimento.
Segundo a supervisora assistencial do Caic TEA, Rosecleyde Silva, a proposta vai além da recreação. “Hoje tivemos atividades de fonoaudiologia e psicomotricidade, oficinas de nutrição em que as crianças prepararam a própria pipoca, confecção de lembrancinhas e ainda o fitdance, que trabalha equilíbrio e coordenação. Mais do que lazer, é uma estratégia terapêutica para que os objetivos clínicos sejam alcançados”, destacou.

A programação foi estruturada para ser inclusiva e acolhedora. De acordo com a psicóloga Rebeca de Sá, a Semana do Folclore também reforça o desenvolvimento de habilidades sociais entre as crianças. “Hoje mostramos como a tecnologia e as terapias podem estar a serviço do benefício das crianças autistas. Muitas vezes, elas têm dificuldade de socialização, mas nas atividades em grupo vimos uma interação muito positiva. Trabalhamos dança, pintura e coordenação motora. Escolhemos o tema do Sítio do Picapau Amarelo, justamente por representar a diversidade e a inclusão”, ressaltou.
Com a iniciativa, o Caic José Contente reafirma o compromisso com o atendimento humanizado, valorizando a diversidade e promovendo o desenvolvimento integral das crianças com TEA, além de incentivar os terapeutas a planejarem atividades criativas e adaptadas às necessidades de cada paciente.

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-



