Câmara amplia foco sobre VLT e comissão aprova nova visita ao ‘canteiro de obras’
Mais uma Comissão da Câmara dos Deputados virá a Cuiabá para fiscalizar as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) neste mês. Trata-se da Comissão Externa destinada a acompanhar e monitorar a Conclusão das Obras Públicas paralisadas e inacabadas no país (Cexobras), que aprovou mais um requerimento para visita ‘in loco’ por deputados federais.
O requerimento foi apresentado e aprovado nesta quarta-feira (1) pela coordenadora da Comissão, deputada federal Flávia Moraes (PDT/GO), sob articulação do deputado federal Emanuelzinh
O pedido ainda determina ‘a realização de evento com o governador do Estado, o prefeito de Cuiabá e demais autoridades responsáveis’.
Na mesma sessão, a comissão também aprovou um requerimento ao Tribunal de Contas da União (TCU) solicitando o encaminhamento das ‘decisões, estudos, pareceres e relatórios relacionados às obras do VLT/ BRT Cuiabá-Várzea Grande – MT’.
“Hoje tem um grupo que quer que volte BRT e outro que quer que fique VLT. Então existe uma confusão ainda em relação a qual é o melhor modal (…) Eles chamam até de uma vergonha nacional a não conclusão dessa obra. Eu acredito que nós teremos um papel fundamental pra conseguir definir, ajudar a buscar uma solução para a continuidade dessa obra”, disse a deputada.
Com a aprovação, os parlamentares da comissão visitarão o Centro de Controle e Operação (CCO) do VLT e toda a extensão da obra por onde passam os trilhos, trincheiras e viadutos. Todo o corpo técnico com engenheiros e especialistas da Câmara também estará presente. A previsão é que a visita ocorra neste mês. No dia 19 de maio, a Comissão Permanente de Viação e Transportes da Câmara Federal também aprovou a realização de uma visita técnica nas obras do VLT.
Atualmente a obra segue paralisada em definitivo por decisão do governo Mauro Mendes (União), que lançou edital para a substituição do modal para o Ônibus de Rápido Transporte. Porém, uma decisão do TCU suspendeu todos os trâmites do projeto.
Deputado cobra mais transparência
O deputado federal Emanuelzinho (MDB) acredita que as visitas aprovadas pelas duas comissões da Câmara Federal, sob sua articulação, darão maior transparência aos efeitos da ‘novela VLT/BRT’.
“A decisão da troca do modal foi feita nos últimos dias do mês de dezembro de 2020, sem debate, sem transparência dos números. E o governo recentemente tentou fazer uma venda [dos vagões] sem a devida transparência pra população saber se realmente o preço está compensando ser vendido, qual que seria o custo da tarifa do VLT e do BRT”, disse o parlamentar logo após a aprovação do requerimento na Comissão Externa destinada a acompanhar e monitorar a Conclusão das Obras Públicas paralisadas e inacabadas no País (Cexobras).
Emanuelzinho tem sido um dos articuladores do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que tenta barrar a mudança de modal anunciada pelo governador Mauro Mendes. O governo do Estado, por outro lado, já considera como resolvida a troca do modal para o BRT e pretende iniciar a execução do projeto assim que reverter a suspensão por parte do Tribunal de Contas da União (TCU). A classe política de MT tem se dividido sobre a defesa ao modal rodoviário e ao de trilhos.

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-

