Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) confiscou mais de uma tonelada de pimenta-de-cheiro na Barreira de Vigilância Agropecuária de Jundiá, no município de Rorainópolis (RR), na manhã desta terça-feira (25). Essa fruta é um potencial hospedeiro da praga quarentenária conhecida como mosca-da-carambola e sua entrada no Amazonas é proibida.
A apreensão ocorreu durante uma abordagem de rotina na barreira, que a Adaf compartilha com a Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr). O carregamento, que pesava aproximadamente 1,26 tonelada de pimenta-de-cheiro, estava sendo transportado em um caminhão baú proveniente de Rorainópolis com destino a Manaus.
Fiscalização e medidas adotadas
A fiscalização conta com a colaboração do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM). O produto apreendido foi encaminhado à Aderr para o devido tratamento da carga.
Embora a mosca-da-carambola não represente riscos diretos à saúde humana, ela é uma séria ameaça à economia brasileira, que é um dos maiores produtores de frutas do mundo. A disseminação dessa praga, já presente no Pará, Roraima e Amapá, pode causar enormes prejuízos.
Portaria para contenção da praga
Para evitar a propagação da praga, no dia 14 de março, o Mapa publicou a Portaria nº 776/2025, que estabelece procedimentos para a vigilância, contenção, supressão e erradicação da mosca-da-carambola.
Embora a portaria permita a exportação de frutas hospedeiras da praga, ela impõe diversas medidas que os exportadores devem seguir antes de obter a liberação. Além disso, a portaria não revogou a nº 780, de abril de 2023, que colocou todo o estado de Roraima sob quarentena.
“A Adaf reforça que o transporte interestadual de frutos potenciais hospedeiros da praga continua proibido de Roraima para o Amazonas. Portanto, todas as cargas com restrições originárias desse estado, ao serem fiscalizadas na barreira de vigilância agropecuária, serão rejeitadas ou destruídas”, afirmou o engenheiro fiscal agropecuário florestal Vilson Rocha.
Apreensão de mangás
Por conta do risco relacionado à mosca-da-carambola, a Adaf também confiscou 43 quilos de mangá no domingo (23). Essa carga vinha de Boa Vista e estava a caminho de Manaus.
Denúncias e informações
Qualquer suspeita da presença da praga no Amazonas deve ser comunicada imediatamente aos órgãos competentes. Informações e denúncias podem ser realizadas à Adaf pelo telefone (92) 99390-1750.


Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-

