Carga de pimenta-de-cheiro é proibida de entrar no AM devido ao risco da mosca-da-carambola

Carga de pimenta-de-cheiro é proibida de entrar no AM devido ao risco da mosca-da-carambola

Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) confiscou mais de uma tonelada de pimenta-de-cheiro na Barreira de Vigilância Agropecuária de Jundiá, no município de Rorainópolis (RR), na manhã desta terça-feira (25). Essa fruta é um potencial hospedeiro da praga quarentenária conhecida como mosca-da-carambola e sua entrada no Amazonas é proibida.

A apreensão ocorreu durante uma abordagem de rotina na barreira, que a Adaf compartilha com a Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr). O carregamento, que pesava aproximadamente 1,26 tonelada de pimenta-de-cheiro, estava sendo transportado em um caminhão baú proveniente de Rorainópolis com destino a Manaus.

Fiscalização e medidas adotadas

A fiscalização conta com a colaboração do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM). O produto apreendido foi encaminhado à Aderr para o devido tratamento da carga.

Embora a mosca-da-carambola não represente riscos diretos à saúde humana, ela é uma séria ameaça à economia brasileira, que é um dos maiores produtores de frutas do mundo. A disseminação dessa praga, já presente no Pará, Roraima e Amapá, pode causar enormes prejuízos.

Portaria para contenção da praga

Para evitar a propagação da praga, no dia 14 de março, o Mapa publicou a Portaria nº 776/2025, que estabelece procedimentos para a vigilância, contenção, supressão e erradicação da mosca-da-carambola.

Embora a portaria permita a exportação de frutas hospedeiras da praga, ela impõe diversas medidas que os exportadores devem seguir antes de obter a liberação. Além disso, a portaria não revogou a nº 780, de abril de 2023, que colocou todo o estado de Roraima sob quarentena.

“A Adaf reforça que o transporte interestadual de frutos potenciais hospedeiros da praga continua proibido de Roraima para o Amazonas. Portanto, todas as cargas com restrições originárias desse estado, ao serem fiscalizadas na barreira de vigilância agropecuária, serão rejeitadas ou destruídas”, afirmou o engenheiro fiscal agropecuário florestal Vilson Rocha.

Apreensão de mangás

Por conta do risco relacionado à mosca-da-carambola, a Adaf também confiscou 43 quilos de mangá no domingo (23). Essa carga vinha de Boa Vista e estava a caminho de Manaus.

Denúncias e informações

Qualquer suspeita da presença da praga no Amazonas deve ser comunicada imediatamente aos órgãos competentes. Informações e denúncias podem ser realizadas à Adaf pelo telefone (92) 99390-1750.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco