Carretas de apoio à saúde começam a atender em Presidente Figueiredo e Parintins, no Amazonas

Carretas de apoio à saúde começam a atender em Presidente Figueiredo e Parintins, no Amazonas

O Governo do Amazonas está disponibilizando Unidades Móveis de Saúde em mais dois municípios do interior do estado neste mês de julho – Presidente Figueiredo e Parintins (a 117 e 369 quilômetros de Manaus, respectivamente). Nestas unidades, serão realizados exames de mamografia e ultrassonografia. Esta ação faz parte do Programa Saúde Amazonas, que visa ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.

Em Presidente Figueiredo, os atendimentos começarão na segunda-feira (15/07) e seguirão até 2 de agosto. A expectativa é realizar cerca de 1.650 exames. Já em Parintins, os atendimentos serão de 19 a 30 de julho, com a mesma previsão de aproximadamente 1.650 exames.

Segundo a secretária de Saúde, Nayara Maksoud, após atenderem todas as regiões de Manaus, as unidades móveis agora estão sendo deslocadas para os municípios do interior, levando a realização de exames para mais perto da população, facilitando o acesso e ampliando o alcance das ações de saúde.

“Estamos aumentando ainda mais a capacidade de oferta de exames e reforçando os atendimentos nos municípios do interior. As Unidades Móveis recebem pacientes que já têm solicitação de exames”, afirmou Nayara Maksoud.

Em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), onde a Unidade Móvel estava até a última sexta-feira (12/07), foram realizados 460 exames, sendo 153 mamografias e 307 ultrassonografias.

Em Presidente Figueiredo, a unidade ficará localizada na Praça da Juventude, com atendimento das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Já em Parintins, a unidade ficará instalada no Centro Cultural (Bumbódromo), com atendimento nos mesmos horários, inclusive aos sábados e domingos.

Os exames realizados nestas unidades móveis são direcionados a pacientes que já passaram pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e têm autorização de encaminhamento do Complexo Regulador do Amazonas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *