CBF define protocolo para volta de público em Brasileiro e Copa do Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol publicou nesta sexta-feira o protocolo de recomendações para o retorno do público aos estádios. O documento elaborado pela Comissão Médica Especial e pela Diretoria de Competições contempla os jogos da Série A, B e C do Campeonato Brasileiro e também da Copa do Brasil, que está nas quartas de final. A entidade ressaltou que a liberação dos torcedores dependerá de concordância das autoridades locais e também das agremiações envolvidas nas disputas.

Para acessar o estádio, os espectadores precisarão fazer o exame RT-PCR até três dias antes da partida para confirmação do resultado negativo de COVID-19. Outra possibilidade é o teste “Pesquisa de Antígenos” na antevéspera do evento em laboratórios autorizados. A CBF também permitiu a entrada de pessoas completamente imunizadas contra o coronavírus – seja com duas doses ou vacina de aplicação única.
Outras medidas a serem tomadas nos estádios são aferição de temperatura corporal, uso de máscaras, distanciamento social nos assentos e higienização das mãos com álcool 70% ou água e sabão.
Quanto à quantidade de público, a CBF criou a “matriz da taxa de normalidade”, que leva em consideração os parâmetros epidemiológicos de cada localidade em relação à pandemia. São seis pontos em destaque:
  1. Taxa de Incidência (casos novos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias)
  2. Tendência da taxa de casos novos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias
  3. Mortalidade por COVID-19 por 1.000.000 habitantes nos últimos 14 dias
  4. Tendência da taxa de mortalidade por 1.000.000 habitantes nos últimos 14 dias
  5. Letalidade de COVID-19 (global)
  6. Percentual da população PLENAMENTE VACINADA contra SARS-CoV-2
Segundo a CBF, se o cálculo da normalidade mostrar um resultado inferior a 30%, o índice será considerado baixo e haverá permissão de apenas 10% de público. Em contrapartida, caso supere 75%, o estádio poderá receber mais de 50% da capacidade total.