Ceope realizou mais de 6 mil procedimentos odontológicos em 2021
O Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), administrado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), fechou o ano de 2021 com 6.140 procedimentos realizados, em 1.254 atendimentos. Foram atendidos pacientes com paralisia cerebral e outras patologias que têm como características movimentos involuntários e necessitam de contenção física.
O Ceope conta com cinco consultórios odontológicos e uma equipe multiprofissional composta por cirurgião-dentista, assistente social, enfermeiro, fisioterapeuta, técnico em saúde bucal e técnico de enfermagem. As demandas mais recorrentes vieram da Capital, com 653 atendimentos, e de Várzea Grande, com 105 atendimentos. Os demais serviços foram realizados em pacientes de diversos municípios do interior de Mato Grosso.
Em parceria com o Hospital Estadual Santa Casa, o Ceope também realizou atendimentos odontológicos sob sedação em âmbito hospitalar. A unidade atendeu 25 pacientes no período de julho a dezembro de 2021; e trabalha no agendamento de novos pacientes. Neste ano, o Ceope retomou o atendimento de visita domiciliar e atendeu 22 pacientes dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande em tratamento de home care. De acordo com a diretoria da unidade, ainda está programado o retorno do serviço de prótese dentária.
Pacientes com microcefalia
O Ceope ainda desenvolve um projeto que visa contemplar crianças na faixa etária de 0 a 12 anos com microcefalia e que se encontram institucionalizadas no Centro Dia Casa de Helena e Mães Unidas pelo Amor. São ofertadas ações coletivas de promoção e prevenção da saúde bucal, bem como o atendimento odontológico especializado.
“Os pacientes com microcefalia são mais vulneráveis aos riscos de doenças bucais. Isso porque as dificuldades em desenvolver a parte motora fazem com que eles não tenham plena habilidade para realizar a higiene bucal diária, tornando-se totalmente dependentes dos outros. O Ceope está aberto a todos os municípios que apresentam dificuldades no atendimento a este público”, explica a diretoria geral do Ceope, Martha Maria Aquilino Pereira.
Atualmente, estão cadastrados 80 pacientes com diagnóstico de microcefalia no Ceope. O atendimento aos pacientes com microcefalia é feito por meio de agendamento pelos telefones: (65) 3641-5034 e 3641-0461. Para a primeira consulta, é necessário fazer o cadastrado e a entrevista junto ao Serviço Social.
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-

