Ciclista passa por grupo de jacarés no Pantanal e vídeo viraliza
Um vídeo gravado pelo artista plástico Fernando Fernandes de Bessa viralizou nas redes sociais ao mostrá-lo andando de bicicleta tranquilamente em meio a um grupo de jacarés, no Pantanal.
Nas imagens, Fernando passa pelos jacarés que descansam na beira de um rio e alguns dos animais, como reação, entram calmamente de volta para água, sem demonstrar incômodo com a presença do ciclista.
Em entrevista, Fernando conta que o vídeo dividiu reações dos seguidores em suas redes sociais. Alguns, segundo ele, encararam sua ação de forma positiva e outros criticaram. “Eu recebi ameaças, fui bastante criticado por algumas pessoas, dizendo que o que fiz foi errado”, afirma.
No entanto, Fernando explica que gravou o vídeo no último domingo (25) e não tinha a intenção de passar pelos jacarés, porém uma situação que ocorreu no meio de sua pedalada fez com que ele tivesse a ideia de gravar as imagens.
O artista conta que estava andando pela Rodovia Transpantaneira quando um carro em alta velocidade passou próximo a ele e atropelou um pássaro que passava na estrada. O motorista não chegou a parar e o próprio Fernando tentou prestar socorro ao animal, que acabou morrendo.
Depois do episódio, o ciclista viu mais a frente o grupo de jacarés e decidiu gravar um vídeo para passar a mensagem de que é possível existir harmonia entre os humanos e animais, desde que a pessoa respeite o meio ambiente.
Morando há mais de 20 anos em Poconé, Fernando relata que sempre que sai de bicicleta evita o asfalto e prefere fazer trilhas pela natureza exuberante da região. Em seu Instagram ele chega a registrar algumas imagens e afirma que constantemente se depara com animais da fauna pantaneira.
Apesar da repercussão do vídeo, ele afirma que a gravação foi um fato isolado para mostrar que é possível uma convivência saudável.
A ação do artista, apesar de repercutir de forma negativa em algumas pessoas, foi apoiada, inclusive, por biólogos, que enalteceram sua atitude e disseram que foi importante para mostrar a essência pacífica dos animais. “Na verdade eles têm mais medo da gente do que nós deles”.
Ele esclarece também que não costuma passar tão próximo aos bichos frequentemente. Apesar de avistar a vida selvagem constantemente, chegando a ver onças, capivaras, lobo-guara, ele não vê a necessidade de se aproximar dos bichos.
“Algumas pessoas me criticaram falando que eu fico sempre fazendo isso [ter contato] e na verdade não faço direto, não era o objetivo”, afirma.
O ciclista ainda alerta que outras pessoas não repitam o vídeo ou tentem interagir com os animais sem ter conhecimento. Fernando explica que por ter sido criado sempre na fazenda e viver pela região, já sabe lidar com a fauna do Pantanal sem perturbar a existência dos animais.
Fernando finaliza enfatizando que ele apenas se esforça para enaltecer as paisagens do Pantanal, e passar uma mensagem positiva de respeito ao meio ambiente e à vida. E afirma que a mensagem do vídeo foi passada, pois é preciso reconhecer que ao tratar os animais com bondade e paz, eles retribuem.
“O que eu sempre faço é pegar a essência de tudo que vejo e tento retratar isso através de fotos e levar para as pessoas”, afirma.
Veja vídeo:
https://www.instagram.com/reel/CRwW_itlo5s/?utm_source=ig_web_copy_link