Cientistas anunciam que paciente é a primeira mulher com HIV ‘possivelmente curada’
Uma americana, de 64 anos, portadora do HIV e que também tinha leucemia mieloiga aguda, ficou livre do vírus por 14 meses após interromper o tratamento com medicamentos antirretrovirais. O anúncio foi feito nesta terça-feira (15) na Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas, em Denver, nos Estados Unidos. Com isso, a paciente seria a primeira mulher a se curar do vírus.
Segundo os pesquisadores, a possível cura ocorreu após a paciente receber um um transplante sanguíneo de células-tronco para o tratamento de leucemia. Como em dois outros casos de sucesso anteriores, as células do doador transplantadas apresentavam uma mutação que as tornam resistentes à infecção pelo HIV.
A presidente eleita da Sociedade Internacional de AIDS, Sharon Lewin, disse em comunicado que “este é agora o terceiro relato de cura neste cenário, e o primeiro em uma mulher vivendo com HIV”.
O experimento com a americana faz parte de um estudo maior iderado pela Dra. Yvonne Bryson, da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), e pela Dra. Deborah Persaud, da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore.
A ideia é acompanhar 25 pessoas com HIV que se submetem a um transplante com células-tronco retiradas do sangue do cordão umbilical para o tratamento de câncer e outras doenças graves.
FONTE: https://odia.ig.com.br/mundo-e-ciencia/2022/02/6339506-cientistas-anunciam-que-paciente-e-a-primeira-mulher-com-hiv-possivelmente-curada.html


Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-

