Cinco municípios lideram evolução no saneamento básico; Nenhuma capital do Norte ou Nordeste está no Top

Cinco municípios lideram evolução no saneamento básico; Nenhuma capital do Norte ou Nordeste está no Top

O Ranking do Saneamento 2025, elaborado pelo Instituto Trata Brasil, analisou os indicadores do SINISA (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) para destacar os municípios que mais evoluíram positivamente em comparação com o levantamento de 2024.

Dos cinco municípios com maior variação positiva, nenhum está localizado nas regiões Norte e Nordeste, com a distribuição concentrada no Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

🏆 Destaques de Evolução

A lista dos municípios com maior variação positiva é liderada por Campos dos Goytacazes (RJ), que apresentou a ascensão mais notável, subindo da 45ª para a 26ª posição no Ranking.

A ascensão de Aparecida de Goiânia é particularmente notável, pois o município figurava entre os 20 piores até o Ranking de 2020, demonstrando um avanço significativo nos últimos cinco anos.

🎯 Rumo à Universalização

Os resultados dos municípios em destaque demonstram que, com planejamento e investimento em infraestrutura, a melhoria dos indicadores de saneamento e da qualidade de vida é uma realidade tangível.

Diante das metas do Marco Legal do Saneamento, que estabelecem a universalização do acesso à água potável (99%) e à coleta e tratamento de esgoto (90%) até 2033, a continuidade dessa evolução é crucial para o alcance da universalização em nível nacional.

Leitores Online agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *