Servidores terão reajuste de 15%
Nesta terça-feira (8), a Câmara Legislativa aprovou o projeto de lei 1.347, que concede reajuste salarial de 15% aos técnicos de enfermagem, em três parcelas iguais e sucessivas. Além do acréscimo, a norma garante a reestruturação dessa categoria da Secretaria de Estado de Saúde: dos atuais 25 padrões, a tabela da carreira será reduzida para 18 padrões, o que vai acelerar a evolução funcional.
A matéria foi aprovada em dois turnos e redação final, após receber pareceres favoráveis das Comissões da Casa de Assuntos Sociais (CAS); de Educação, Saúde e Cultura (Cesc); de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF); e de Constituição e Justiça (CCJ). Em setembro, a Casa já havia autorizado a inclusão dos recursos na Lei de Diretrizes Orçamentárias e nesta semana recebeu do Executivo o projeto específico voltado à pauta.
Oriundo da categoria, o deputado Jorge Vianna (PSD) explicou que os profissionais tiveram o salário corroído pela inflação. “Este reajuste está sendo concedido após quase 15 anos de espera. De lá para cá, tivemos reincorporações, redução de carga horária e nada de reajuste. Mas hoje não. Este é um reajuste real que vai ser incorporado ao contracheque”, celebrou o parlamentar, que definiu o dia como “histórico”.
Já os distritais Ricardo Vale (PT) e Dayse Amarilio (PSB) destacaram o esforço desses profissionais, que enfrentam adversidades no cotidiano do trabalho. “A gente trabalha muitas vezes sem condição: trabalhamos doentes, tomando soro; usamos o nosso próprio carro no trabalho; fazemos bazar para comprar material para as unidades públicas”, relatou Amarilio, que tem experiência na saúde como enfermeira. Ela ainda apontou que o PL é um investimento, não um gasto. Na sequência, a deputada Doutora Jane (MDB) registrou que atuou como técnica de enfermagem por 11 anos, período no qual testemunhou os desafios da profissão.
Por sua vez, o deputado Hermeto (MDB) destacou o papel central dos técnicos no serviço de saúde durante a pandemia. De modo análogo, a distrital Paula Belmonte (MDB) defendeu que a categoria “segura a saúde pública do DF” e Gabriel Magno (PT) enfatizou que a luta da categoria pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Ao longo da sessão ordinária, a análise da matéria alinhou os blocos de situação e de oposição. Embalados pelos técnicos de enfermagem presentes na galeria do plenário, diversos deputados se manifestaram. Os parlamentares Pepa (PP), Robério Negreiros (PSD), Thiago Manzoni (PL) e Wellington Luiz (MDB) aproveitaram a ocasião para comemorar.
Por fim, o deputado Fábio Felix (Psol) manifestou o sentimento da Casa em aprovar o projeto. “Coloco essa votação com orgulho no meu currículo”, declarou.
Fonte: Daniela Reis – Agência CLDF
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Tenha mas engajamentos reais em seu instagram