Colóquio de Bibliotecas e Informação Digital reforça preservação da memória amazônica na era digital

Evento, realizado neste fim de semana em Manaus, reuniu especialistas para discutir práticas inovadoras e estratégias de acesso à informação na Amazônia
FOTO: Eduarda Ribeiro / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
O Memorial Samuel Benchimol, localizado no Centro Cultural Povos da Amazônia, Distrito Industrial, sediou o 3º Colóquio de Bibliotecas e Informação Digital, no sábado (02/08). O evento reuniu bibliotecários, arquivistas, pesquisadores e estudantes em torno do tema “Amazônia Documentada: memória, cultura e fluxos de informação”.
A iniciativa foi promovida pelo Centro de Documentação e Memória da Amazônia (CDMAM), com realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e apoio do Departamento de Gestão de Bibliotecas.
A programação proporcionou reflexões sobre o papel de bibliotecas, arquivos e centros de memória na preservação e democratização do acesso à informação, com foco nas especificidades amazônicas. Entre os destaques, estiveram três palestras centrais: “Arquivos e História: bases documentais da identidade Amazônica”, “Literatura e Bibliotecas como guardiãs da memória Amazônica”, “O processo de digitalização de obras raras, realizado pelo Centro de Documentação e Memória da Amazônia (CDMAM)”.
Durante participação no evento, o diretor do Departamento de Gestão de Bibliotecas, Sharles Costa, destacou a importância do compartilhamento de saberes entre as instituições de memória. “O objetivo do colóquio foi compartilhar tudo aquilo que as instituições têm feito com relação à informação, desde a produção, preservação, até a forma de disponibilizar isso para a população. Estamos otimizando o acesso à informação com vistas à preservação para as futuras gerações”, afirmou.
A bibliotecária Adaísa de Alencar Almeida, do CDMAM, ressaltou o impacto da digitalização de obras raras para pesquisadores. “Digitalizar é facilitar o caminho. Muitos desses acervos antes eram inacessíveis devido a restrições físicas e institucionais. Com a digitalização, os materiais passam a estar disponíveis online, ampliando o acesso e contribuindo significativamente para os estudos sobre a Amazônia”, avaliou.

FOTO: Eduarda Ribeiro / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
O colóquio também funcionou como espaço de valorização de trajetórias profissionais e de fomento a novas práticas nas áreas de biblioteconomia, arquivologia e ciência da informação. Os convidados desta edição foram selecionados por sua atuação significativa na região, com experiências que enriquecem o debate e fortalecem a preservação do patrimônio amazônico.
Com a proposta de aproximar a academia da sociedade, o 3º Colóquio reforçou a importância da informação como bem público, elemento de identidade e ferramenta estratégica para o desenvolvimento sustentável na região Norte.

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-



