12/06/2018 às 11h32min - Atualizada em 12/06/2018 às 11h32min

Relembre as vitórias da Seleção Brasileira em Copas do Mundo

A seleção que mais ganhou Copas do Mundo de futebol conta com cinco conquistas, e em 2018, busca o Hexa na Rússia. Relembre todas as vitórias da Seleção Brasileira de Futebol.

Rafael Serrão
Logomarca Oficial Rússia 2018
Estamos a poucos dias de voltar a viver as emoções da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que este ano será na Rússia, e os ânimos do brasileiro já estão a mil por conta das vitórias que o time de Tite vem somando. A expectativa é grande para a chegada do tão sonhado Hexa, deixando para trás o trauma vivido em 2014. Mas nem só com tristeza lembramos o passado, pois há mais para comemorar que para lamentar.
 
Você provavelmente nem tinha nascido quando a nossa seleção conquistou seu primeiro título, e se já, com certeza era bem jovem e talvez não lembre os detalhes e as grandes jogadas. Por isso, relembre conosco neste artigo as vitórias da Seleção Brasileira em Copas do Mundo e se prepare para o que está por vir.
 
Suécia 1958



A primeira grande vitória da seleção, que veio com duas revelações, que iniciaram a competição na reserva, ambas são figuras conhecidas e veneradas por amantes de futebol: Garrincha e aquele que viria a ser o rei Pelé, mas mesmo contando com um time forte, a confiança na conquista não era das melhores, afinal, as Copas anteriores foram decepcionantes.
 
Em 1950, na Copa do Mundo realizada no Brasil, a seleção brasileira era a grande favorita, mas foi derrotada na final pelo Uruguai. Já em 1954 o Brasil não passou das quartas-de-final sendo eliminado pela grande seleção da Hungria. Com um histórico desses, realmente não dá pra ter ânimo – o mesmo sentimento que muitos torcedores compartilham atualmente. Mesmo assim a seleção conseguiu caminhar bem em 1958.
 
Logo na estréia, vitória de 3x0 sobre a Áustria. O segundo jogo foi 0x0 contra a Inglaterra. No jogo seguinte estrearam Pelé e Garrincha e o resultado foi 2x0 sobre a Áustria. Nas quartas de final o Brasil teve grandes dificuldades para superar o País de Gales com vitória de 1x0, gol de Pelé. Na semifinal o Brasil venceu a França por 5x2. Na final contra a Suécia, outro show brasileiro e vitória também pelo placar de 5x2.
 
Chile 1962


 
O bicampeonato veio na Copa de 1962, no Chile, com um time muito parecido da conquista de 1958. Na estréia, vitória de 2x0 sobre o México. No jogo seguinte um dramático 0x0 com a Tchecoslováquia, no qual Pelé se machucou e não pode mais disputar o restante da Copa. No jogo seguinte Amarildo substitui Pelé com maestria e marcou 2 gols na vitória de 2x1 sobre a Espanha que deu a classificação para o Brasil às quartas-de-final. A partir daí a estrela de Garrincha brilhou e o Brasil foi campeão da Copa do Mundo do Chile com vitórias sobre a Inglaterra (3x1), Chile (4x2) e Tchecoslováquia de virada (3x1).
 
México 1970


 
Foi no México, em 1970, que o Brasil ganhou a terceira de suas Copas do Mundo e com isso ganhou a posse definitiva da Taça Jules Rimet, o primeiro troféu dos campeões mundiais. O Brasil, com uma constelação de estrelas lideradas por Pelé, foi campeão vencendo todas as partidas: 4x1 Tchecoslováquia, 3x2 Romênia, 1x0 Inglaterra, 4x2 Peru, 3x1 Uruguai e 4x1 Itália.
 
Estados Unidos 1994


 
A quarta Copa que o Brasil conquistou foi nos Estados Unidos, com um futebol defensivo e desinteressante. O mais importante era defender e contar que Bebeto e Romário fariam pelo menos um gol para a vitória. Para chegar à final o Brasil teve a seguinte campanha: 2x0 Rússia, 3x0 Camarões, 1x1 Suécia, 1x0 EUA, 3x2 Holanda e 1x0 Suécia. A final contra a Itália foi a única decisão de Copas do Mundo sem gols. Com o placar de 0x0 a decisão foi para os pênaltis nos quais o Brasil ganhou por 3x2.
 
Japão/Coréia do Sul 2002


 
A última vitória do Brasil foi em 2002, onde a organização do evento ficou dividida entre Japão e Coréia do Sul. Apesar da preparação complicada, o Brasil brilhou com um futebol empolgante e craques como Rivaldo, Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho. Assim como em 1970, o Brasil ganhou a Copa do Mundo vencendo todos os jogos: 2x1 Turquia, 4x0 China, 5x2 Costa Rica, 2x0 Bélgica, 2x1 Inglaterra, 1x0 Turquia e 2x0 Alemanha.
 
Rumo ao Hexa
 
Depois de relembrar todas essas conquistas, podemos ficar bastante esperançosos, afinal ansiosos todos já estamos. Vamos torcer juntos em 2018 para que a nossa seleção alcance o hexacampeonato com muita garra!

Link
Relacionadas »
Comentários »