11/05/2020 às 14h36min - Atualizada em 11/05/2020 às 14h36min

"VELHOFOBIA"

“Com os anciãos e mais experientes está a sabedoria"

Elias Neto
Fotos: Unsplash
As crises são reveladoras, elas mostram o pior e o melhor de cada um. Pessoas com a bondade em si continuarão sendo boas, mas as ruins, essas não vão mais conseguir disfarçar a maldade que existe dentro delas. E o pior virá à tona. Afinal, “não pode sair água doce e amarga de uma mesma fonte”. As crises vão sempre revelar quem de fato somos.

Eu conhecia a homofobia e a xenofobia, mas a “velhofobia” ainda não. Essa pandemia nos mostrou mais esse lado obscuro da nossa sociedade. No desejo de voltar com a vida normal, algumas pessoas defendem que deixemos as coisas acontecerem sem se preocupar com os mais idosos. Elas dizem: “já viveram muito né gente?”, “será mesmo que eles não dariam a vida pelos seus netos e filhos?”, “é só isolar eles num quarto”. Esses são só alguns dos muitos absurdos que a gente viu até agora.

Num tempo onde os jovens são os protagonistas, as referências, os ídolos, o que é muito legal, esquecemos o valor dos nossos anciãos. Esquecemos que eles têm filhos, netos, bisnetos etc. São mães, pais, avós e bisavós. São eles que nos trouxeram até aqui, são eles que lá atrás pagaram um preço pra que pudéssemos viver hoje a vida como ela é.

Ainda não sabemos qual será o saldo dessa guerra que estamos travando contra o inimigo invisível, mas já sabemos que o saldo será negativo no item sabedoria. O tanto de velhinhos que perdemos até agora já deixou o mundo menos sábio que alguns meses atrás. “Com os anciãos e mais experientes está a sabedoria, e na idade avançada, a compreensão e o entendimento”. O ano 2020 já é mais insensato que 2019.

Por isso, nesse mês que é dedicado as mães, se você pode, fica em casa. Cuide dos seus velhinhos. Abrace e beije muito sua mãe. Eu tô longe da minha, alguns rios de distância, mas uso esse jornal pra dizer: Mãe, Te Amo. Assim que der vou aí em Autazes pra gente tomar café, comer queijo e uns tucumãs juntos.
 
Fiquem na paz e, se puderem, fiquem em casa!
Tudo vai passar, tudo vai ficar bem! 
Link
Elias Neto

Elias Neto

Coluna do Elias Neto

Relacionadas »
Comentários »