Por muito tempo eu supervalorizei o valor de uma ideia. Mas um tempo atrás aprendi que uma boa ideia é como um baú com tesouros no fundo do mar, ou seja, se você não for lá tirar do fundo, não vale nada. Já ouvi muitas vezes e ainda ouço pessoas me falando sobre ideias incríveis que poderiam mudar o mundo. Mas sabem qual o principal problema? São somente ideias, na maioria das vezes não passam disso. Tirar uma ideia da cabeça e transformar em realidade não é tão fácil. Exige entre outras coisas coragem, persistência e disciplina.
Alguém que empreende é alguém que conseguiu sair da fase da ideia. Essa pessoa transformou seus pensamentos em negócio. Ela rompeu a barreira da vergonha e resolveu dar “a cara a tapa”. Porque empreender também é isso: é se colocar à prova junto com seu produto. É correr o risco do “NÃO”. Porque para cada “sim”, existem muitos outros “nãos” que o empreendedor ouve.
Atualmente tenho acompanhado com muito orgulho uma série de conhecidos e amigos que resolveram empreender, são negócios e produtos de todos os tipos: hamburguer artesanal, cachorro-quente na chapa, batata frita, esfirra, bolo de chocolate, empadas, dindim, mousse, manicure, design de sobrancelha, limpeza de pele, serviços gráficos, quadros decorativos, roupas, perfumes etc. A lista é grande e só tem crescido.
Se pensarmos bem, a maioria desses negócios não tem nada de novo. Não são ideias mirabolantes que viraram empreendimentos. Na verdade algumas delas são ideias bastante simples que inclusive já existiam. Mas sabem o que esses negócios têm em comum? As pessoas por trás deles. Os empreendedores.
Homens e mulheres inconformadas que decidiram usar seus talentos e habilidades para empreender. Pessoas que saíram de suas zonas de conforto para crescer fora dela. É gente que acorda cedo e dorme tarde pensando como será o amanhã, mas que tem fé suficiente para acreditar que tudo vai dar certo. É gente que sonha acordado e que está mudando o seu país. Porque se tem pessoas que certamente vão ajudar a tirar o Brasil da crise, essas pessoas são os nossos empreendedores.
Por isso, quando puder, compre do pequeno empreendedor e ajude a mudar sua comunidade e nosso país.