05/07/2020 às 12h05min - Atualizada em 05/07/2020 às 10h58min

AS CARTAS FORAM NOVAMENTE EMBARALHADAS

Mas diferente de um jogo, mais importante que a sorte e a estratégia, é a capacidade de adaptação.

Google Imagens
A vida no empreendedorismo é semelhante a um jogo. Marcamos pontos por exemplo quando vendemos ou conseguimos um novo cliente, mas perdemos quando deixamos de vender ou quando algum cliente nos deixa pela concorrência. Os empresários mais fortes são aqueles que tem no momento as melhores cartas na mesa. Eles marcam muitos pontos e mesmo quando perdem alguns não sentem tanto o impacto.

Mas aí vem uma crise como essa que atingiu a todos, afetando do menor ao maior jogador. E nesse momento o que acontece é que as cartas do jogo são novamente embaralhadas e outra vez distribuídas. Numa crise também surge a oportunidade de outras pessoas entrarem no jogo e empreenderem. Porém, diferente de um jogo, mais importante que a sorte e a estratégia, é a capacidade de adaptação. Alguns empresários caíram ou ainda vão cair, enquanto outros tiveram seu crescimento acelerado ou nasceram na crise e estão se fortalecendo aos poucos.

Mas o que determinou o sucesso ou não dessas pessoas? Como disse: Capacidade de Adaptação. Todos sabiam que era preciso continuar vendendo, alguns rapidamente criaram maneiras de vender online e melhoraram seu serviço de delivery. Mas alguns infelizmente não conseguiram, por limitações pessoais ou técnicas e, preferiram ou optaram por esperar as coisas voltarem ao “normal”. Então o que aconteceu foi que nesse tempo, pessoas que não entendiam muito do ramo do negócio, mas entendiam de como vender pela internet, se arriscaram e agora estão se estabelecendo.

E sabe quem se adapta mais rápido? Quem aceita que as coisas mudaram. É preciso aceitar que tudo mudou. Ficamos aproximadamente dois meses em casa. Nesse tempo valores e hábitos mudaram, inclusive a forma de comprar. Como empreendedor é preciso avaliar por essa perspectiva, não fazer isso, é esperar que voltemos para a vida antes de fevereiro de 2020 e, isso não vai mais acontecer.



Abraços!!
Elias Neto

Instagram: https://www.instagram.com/eliasnetoficial/
Facebook: https://www.facebook.com/elias.neto.31
Email: netoelvn@gmail.com
Link
Elias Neto

Elias Neto

Coluna do Elias Neto

Relacionadas »
Comentários »