Com dois de Marta, Seleção feminina goleia a China na estreia das Olimpíadas
A caminhada do Brasil pelo ouro olímpico inédito no futebol feminino começou com o pé esquerdo. Foi com ele que Marta, aos oito minutos do primeiro tempo e aos 28 da etapa complementar, pavimentou os 5 a 0 da equipe de Pia Sundhage contra a China. Debinha fez outro aos 21 da etapa inicial, Andressa Alves, de pênalti, aos 36 do segundo tempo e Bia Zaneratto, aos 44.
Com o resultado conquistado em Miyagi, pela primeira rodada do grupo F das Olimpíadas, a seleção brasileira feminina conseguiu os primeiros três pontos e saiu na frente na sua chave. Agora, o Brasil volta a jogar no próximo sábado, às 8h (no horário de Brasília), contra a Holanda — vice-campeã mundial em 2019, quando foi derrotada pelos Estados Unidos.
A técnica Pia Sundhage mudou o time em relação aos últimos testes antes das Olimpíadas. A sueca começou a partida com a zagueira do Inter Bruna Benites na lateral direita, em detrimento de Poliana, e com a gaúcha Andressinha e com Duda, do São Paulo, no meio-campo.
Ainda que estivesse com visível o nervosismo de uma estreia, como é tradicional em eventos do porte dos Jogos, o Brasil conseguiu manter a solidez defensiva e com intensidade no início da partida, pressionando as chinesas no campo de defesa. Foi exatamente assim que chegou ao primeiro gol, logo aos oito minutos do primeiro tempo.
A China se complicou na saída de bola. Bia Zaneratto recuperou e cruzou na área, Debinha cabeceou a trave e Marta pegou a sobra para marcar o seu primeiro gol nas Olimpíadas de Tóquio.
A seleção brasileira feminina seguiu com velocidade nos ataques, principalmente através de Debinha. E foi dos pés da camisa 9 que o Brasil voltou a marcar. Bia Zaneratto bateu da entrada da área, a goleira deu rebote e a atacante do North Carolina Courage, dos Estados Unidos, fez o 2 a 0.
A equipe de Pia continuou melhor no primeiro tempo e teve mais duas boas oportunidades de ampliar no Japão. Andressinha arriscou de fora da área, e a bola passou por cima do gol da goleira Yu Zhu. Minutos depois, Erika pegou a sobra do escanteio, mas o chute passou ao lado da goleira. No final da etapa inicial, a China chegou pela primeira vez. Miao Siwen bateu forte da entrada da área, mas Bárbara fez a defesa no canto direito, espalmando para escanteio.
Os primeiros minutos do segundo tempo foram o inverso do que havia sido visto durante os 45 minutos iniciais. Com um Brasil dando espaço, as chinesas resolveram pressionar em busca do gol de desconto, o que obrigou Bárbara a fazer mais duas intervenções que impediram a China de se aproximarem no placar.
Vendo a situação brasileira na partida, a técnica sueca fez duas trocas na equipe. Primeiro, tirou a volante Duda para a entrada da atacante Andressa Alves. Depois, Formiga deu lugar a Júlia no meio de campo.
As mudanças tornaram a equipe mais ofensiva e, aos 28 minutos, o Brasil chegou ao terceiro gol na partida. Marta cruzou, a defesa afastou e a bola voltou para os pés da camisa 10 brasileira, que bateu de primeira para vencer a goleira Yu Zhu, marcando seu 12º gol em Olimpíadas, ficando a dois de Cristiane, maior artilheira da história dos Jogos.
Aos 36 minutos, Andressa Alves driblou a zagueira chinesa e foi derrubada dentro da área. A própria camisa 21 bateu o pênalti e fechou a goleada brasileira em 4 a 0. Ainda deu tempo de mais um, Debinha roubou a bola no campo de ataque e cruzou para Bia Zaneratto fazer o quinto da equipe brasileira.
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-

