Comissão da Câmara aprova gratuidade de Justiça para mulheres vítimas de violência

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que isenta mulheres vítimas de violência doméstica e familiar do pagamento de despesas em ações penais movidas contra seus agressores. A medida, que altera o Código de Processo Civil (CPC), presume que a mulher ofendida não tem condições de arcar com os custos de custas processuais e honorários advocatícios.
O texto aprovado, que teve parecer favorável da relatora, a deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), adiciona a mulher vítima de violência doméstica à lista de casos que têm direito à gratuidade de justiça. O objetivo é garantir o pleno acesso ao sistema de justiça para as mulheres em situação de vulnerabilidade, o que, segundo a relatora, é essencial para evitar o crescimento dos casos de agressão.
Próximos passos para a aprovação
O projeto de lei, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para que se torne lei, o texto precisa ser aprovado tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado Federal.
A proposta original previa apenas que a mulher pudesse solicitar a gratuidade, mas a versão aprovada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e acatada pela relatora Laura Carneiro presume a falta de recursos, o que torna o processo mais ágil e acessível. A medida é considerada um avanço importante para a proteção das mulheres e o fortalecimento do combate à violência doméstica no Brasil.

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-



