A Secretaria de Educação e Esporte do Estado divulgou hoje o cronograma do exame supletivo para jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental e Médio na educação regular. Nesta edição, o exame será realizado nas cidades de Apuí, Coari, Itacoatiara e Parintins, que estão localizadas a 453, 363, 176 e 369 quilômetros de distância de Manaus, respectivamente. As inscrições serão feitas exclusivamente online, no site examesupletivo.seduc.am.gov.br, no período de 15 a 19 de abril. Os candidatos devem preencher o formulário e anexar cópias do RG, CPF e comprovante de residência.
As provas serão aplicadas entre os dias 22 e 26 de abril, por meio de uma plataforma virtual, nas escolas polo da rede estadual em cada cidade. A Gerência de Atendimento Educacional Específico e da Diversidade (Gaeed) informou que esta é a primeira mobilização deste ano para os municípios. O exame supletivo oferece uma oportunidade para aqueles que não puderam concluir seus estudos, seja por falta de frequência escolar ou por outros motivos. O exame é composto por 20 questões que avaliam cada etapa de ensino não concluída pelo aluno.
No caso do Ensino Fundamental, o exame abrange oito disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte, Educação Física e Língua Inglesa. Já para o Ensino Médio, além dessas disciplinas, também são incluídas Química, Física, Biologia, Filosofia e Sociologia. Os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 6,0 receberão um certificado de conclusão da etapa de ensino. As avaliações serão realizadas online, e equipes estarão presentes nas cidades para auxiliar e orientar os alunos, se necessário, em relação ao uso do computador.
As regras estabelecem que a idade mínima para participar do exame supletivo do Ensino Fundamental é de 15 anos, enquanto para o Ensino Médio é necessário ter pelo menos 18 anos. Os candidatos podem agendar até quatro disciplinas por turno (manhã ou tarde) e devem comparecer ao local de aplicação das provas com pelo menos 30 minutos de antecedência.
Segundo o cronograma da Gaeed, a realização do exame supletivo eletrônico no Amazonas será estendida para outras cidades em maio, incluindo Tabatinga, no Alto Solimões, e posteriormente em municípios do Alto Rio Negro e Região Metropolitana. A certificação obtida por meio do exame supletivo é muito importante, pois permite aos alunos concluir sua educação, ingressar no mercado de trabalho e até mesmo prosseguir para o ensino superior ou cursos técnicos-profissionalizantes.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Tenha mas engajamentos reais em seu instagram