Confira cronograma do Provão Eletrônico para municípios do interior

Confira cronograma do Provão Eletrônico para municípios do interior

A Secretaria de Educação e Esporte do Estado divulgou hoje o cronograma do exame supletivo para jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental e Médio na educação regular. Nesta edição, o exame será realizado nas cidades de Apuí, Coari, Itacoatiara e Parintins, que estão localizadas a 453, 363, 176 e 369 quilômetros de distância de Manaus, respectivamente. As inscrições serão feitas exclusivamente online, no site examesupletivo.seduc.am.gov.br, no período de 15 a 19 de abril. Os candidatos devem preencher o formulário e anexar cópias do RG, CPF e comprovante de residência.

As provas serão aplicadas entre os dias 22 e 26 de abril, por meio de uma plataforma virtual, nas escolas polo da rede estadual em cada cidade. A Gerência de Atendimento Educacional Específico e da Diversidade (Gaeed) informou que esta é a primeira mobilização deste ano para os municípios. O exame supletivo oferece uma oportunidade para aqueles que não puderam concluir seus estudos, seja por falta de frequência escolar ou por outros motivos. O exame é composto por 20 questões que avaliam cada etapa de ensino não concluída pelo aluno.

No caso do Ensino Fundamental, o exame abrange oito disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte, Educação Física e Língua Inglesa. Já para o Ensino Médio, além dessas disciplinas, também são incluídas Química, Física, Biologia, Filosofia e Sociologia. Os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 6,0 receberão um certificado de conclusão da etapa de ensino. As avaliações serão realizadas online, e equipes estarão presentes nas cidades para auxiliar e orientar os alunos, se necessário, em relação ao uso do computador.

As regras estabelecem que a idade mínima para participar do exame supletivo do Ensino Fundamental é de 15 anos, enquanto para o Ensino Médio é necessário ter pelo menos 18 anos. Os candidatos podem agendar até quatro disciplinas por turno (manhã ou tarde) e devem comparecer ao local de aplicação das provas com pelo menos 30 minutos de antecedência.

Segundo o cronograma da Gaeed, a realização do exame supletivo eletrônico no Amazonas será estendida para outras cidades em maio, incluindo Tabatinga, no Alto Solimões, e posteriormente em municípios do Alto Rio Negro e Região Metropolitana. A certificação obtida por meio do exame supletivo é muito importante, pois permite aos alunos concluir sua educação, ingressar no mercado de trabalho e até mesmo prosseguir para o ensino superior ou cursos técnicos-profissionalizantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *