O Corinthians está vivo na Sul-Americana. Diante de um Estádio Monumental lotado, a equipe segurou o Universitario, venceu os peruanos por 2 a 1 e, já com a vantagem de um gol no jogo de ida, se garantiu na próxima fase do torneio após uma partida tensa em Lima, que teve confusão generalizada e cinco jogadores expulsos.
O clube brasileiro vai encarar o Newell’s Old Boys nas oitavas — os duelos acontecem nas semanas dos dias 2 e 9 de agosto, e as datas exatas serão divulgadas nos próximos dias pela Conmebol.
Antes disto, o Corinthians volta a jogar no sábado (22), contra o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro. O duelo será realizado na Arena Fonte Nova, em Salvador. Na outra terça (25), o time paulista tem o clássico contra o São Paulo pela ida da semifinal da Copa do Brasil.
Como foi o jogo
O 1° tempo começou truncado, mas acabou com domínio do Universitario. Empurrados pela torcida, os mandantes aproveitaram vários erros de passe corintianos e só não marcaram devido a Carlos Miguel, que brilhou em ao menos duas defesas.
Na etapa final, o confronto ganhou emoção: em contra-ataque, o Corinthians abriu o placar com Maycon e, logo depois, tomou o empate de pênalti. Em meio à pressão dos peruanos para igualar a disputa no placar agregado, os visitantes mataram o jogo com Ryan — o gol, aliás, desencadeou a ira dos adversários, que partiram para cima e geraram uma briga generalizada antes do apito final. A confusão resultou em cinco jogadores expulsos.
Gols e destaques
Show de divididas (e cartões). O jogo começou bastante agitado e, com as duas equipes espelhadas taticamente e explorando a velocidade, as faltas duras chamaram a atenção: só nos primeiros 15 minutos, Wilmar Roldán tentou acalmar os ânimos ao aplicar três cartões amarelos — dois para o Corinthians e um para o Universitario.
Brasileiros erram, e peruanos pressionam. Já menos truncada, a partida no lotado Monumental passou a ser controlada pelos donos da casa, que aproveitaram diversos erros de passe do adversário para assustar o gol corintiano. Primeiro, Quispe ficou no quase ao arrematar contra-ataque gerado em bobeada de Bidu. Depois, Giuliano cortou cruzamento que pararia nos pés do próprio meia do time de Fossati.
Gigante, Carlos Miguel cresce. Em meio à blitz do Universitario, o reserva de Cássio precisou trabalhar para evitar a abertura do placar em dois lances praticamente seguidos: Carlos Miguel encaixou uma finalização de Herrera antes de se esticar e desviar um chute de Quispe, que havia se infiltrado no meio da defesa rival. O goleiro de 2,04m ainda espalmou uma cobrança de falta de Urruti.
Cenário repetido e mudanças. O Corinthians voltou para o 2° tempo tentando valorizar a posse de bola, mas viu o time mandante, principalmente com um inspirado Quispe, engatar novas jogadas ofensivas e atormentar o trio de zaga de Luxemburgo. Para tentar reverter o panorama, o técnico brasileiro colocou Léo Maná, Maycon e Biro em campo — Rafael Ramos, Adson e Felipe Augusto foram substituídos.
Quem não faz, toma (e em contra-ataque letal). Os brasileiros mostraram eficiência e abriram o placar aos 24 minutos. Em contra-ataque puxado pela esquerda, Biro acionou Matheus Bidu, que cruzou para a área em direção a Róger Guedes. O camisa 10, já no papel de centroavante, cabeceou e obrigou Diego Romero a fazer linda defesa — a bola ainda tocou na trave e voltou limpa para Maycon, que estufou as redes no rebote e garantiu o 1 a 0.
Pênalti e novo ânimo para Universitario. Os peruanos não demoraram para reagir e buscaram o empate menos de dez minutos depois, quando Polo recebeu lançamento em profundidade pela ponta direita e cruzou. A bola acertou o braço (aberto) de Biro, e Wilmar Roldán marcou pênalti. Na cobrança, Flores superou Carlos Miguel e diminuiu: 1 a 1.
Pressão final e gol de jovem. Os mandantes se lançaram de vez ao ataque nos minutos finais em busca de virar e levar a decisão para os pênaltis. Em meio ao bombardeio, Róger Guedes, em novo contra-ataque puxado nos acréscimos, chutou para o gol e viu Ryan, de 20 anos, empurrar para o fundo do gol no rebote: 2 a 1.
Confusão generalizada e mais de dez minutos de paralisação. O gol do meio-campista desencadeou a raiva dos jogadores do Universitario, que partiram para cima do jovem após ele mostrar a camisa corintiana aos torcedores no Monumental. O tumulto tomou grandes proporções, e polícia entrou em campo para controlar a briga — atletas dos donos da casa chegaram a agredir autoridades. Depois da confusão, que durou mais de dez minutos, cinco foram expulsos por Roldán: Ryan, Matheus Araújo, Calcaterra, Di Benedetto e Guzmán.
Trave garante vitória do Corinthians. O jogo recomeçou mais elétrico ainda, e os mandantes carimbaram a trave de Carlos Miguel com Rivera, que aproveitou bobeada de Biro na entrada da área. O chute foi um dos últimos lances de perigo da tensa partida em Lima.
FICHA TÉCNICA
UNIVERSITARIO 1×2 CORINTHIANS
Data e horário: 18 de julho de 2023, às 21h30 (de Brasília)
Motivo: volta dos playoffs da Sul-Americana
Local: Estádio Monumental de Lima, no Peru
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Assistentes: Alexander Guzmán (COL) e Wilmar Navarro (COL)
VAR: Ángelo Hermosilla (CHI)
Cartões amarelos: Corzo (UNI); Ruan Oliveira, Caetano, Murillo, Ryan, Bruno Méndez (COR)
Cartões vermelhos: Calcaterra, Di Benedetto, Guzmán (UNI); Ryan, Matheus Araújo (COR)
Gols: Maycon (COR), aos 24 min do 2° tempo; Flores (UNI), aos 31 min do 2° tempo; Ryan (COR), aos 47 min do 2° tempo
UNIVERSITARIO: Diego Romero; Corzo (Ancajima), Riveros e Di Benedetto; Polo (Succar), Ureña, Pérez Guedes (Calcaterra), Quispe e Cabanillas; Urruti (Flores) e Herrera (Rivera). Técnico: Jorge Fossati
CORINTHIANS: Carlos Miguel; Bruno Méndez, Caetano e Murillo; Rafael Ramos (Léo Maná), Giuliano (Ryan), Ruan Oliveira (Matheus Araújo), Adson (Maycon) e Matheus Bidu; Róger Guedes e Felipe Augusto (Biro). Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Tenha mas engajamentos reais em seu instagram