A Central Estadual de Regulação, a Central Estadual de Transplante e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) funcionarão em regime de plantão.
Já a rede hospitalar e o Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) trabalharão normalmente.
De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), operam normalmente, seguindo escala de plantão, os batalhões e unidades especializadas da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), além das atividades do Instituto Médico Legal (IML), Criminalística e Identificação.
Já na Polícia Judiciária Civil, em Cuiabá, as unidades da Central de Flagrantes, do Bairro Verdão; a Central de Ocorrências, da Avenida Tenente Coronel Duarte; e a Central de Flagrantes, no Bairro Parque do Lago em Várzea Grande (MT) vão centralizar os procedimentos de lavratura de Boletins de Ocorrências.
As ocorrências envolvendo violência doméstica e sexual, tem um Plantão de Atendimento em Cuiabá que funciona 24h e atende mulheres, crianças e adolescentes vítimas. O Plantão está localizado na Avenida Dante Martins de Olliveira, no Bairro Planalto.
As Delegacias Especializadas de Roubos e Furtos (DERFs) trabalharão sob regime de sobreaviso, com atendimento presencial aos locais de crime que envolvam restrição à liberdade da vítima.
A Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) realizará o atendimento mediante atuação dos delegados, escrivães e investigadores plantonistas.
A Delegacia de Delitos de Trânsito trabalhará com equipe de plantão para atendimento de acidentes de trânsito com vítima e a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos para registro de ocorrências.
Já para registro de boletins de crimes como furto simples, extravio de documentos, injúria, ameaça, calúnia e desaparecimento de pessoas, e o pré-registro de crimes de outras naturezas, os cidadãos podem acessar o site da Delegacia Virtual e registrar a ocorrência.
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, decretou o dia de Corpus Christi como ponto facultativo na capital. O objetivo, segundo ele, é amenizar os impactos econômicos decorrentes da pandemia da Covid-19 no comércio da capital.
Com isso, o comércio de Cuiabá poderá abrir normalmente. Já o serviço público só voltará a funcionar na segunda-feira (20).
Em Várzea Grande, região metropolitana da capital, a prefeitura decretou feriado nesta quinta-feira (16) e ponto facultativo na sexta-feira (17). Com isso, o comércio deverá estar fechado nesta quinta.
Conforme a normativa, o atendimento nos órgãos públicos municipal, estadual e federal com sede no município, fica suspenso, na quinta e sexta, retornando normalmente na próxima segunda-feira.
Fonte: g1 mt.