Cuiabá inicia cadastro de vacinação contra Covid-19 para grupo entre 45 e 49 anos

A Prefeitura de Cuiabá deu início ao cadastro para vacinação Contra a Covid-19 em público de 45 a 49 anos. O Executivo informou que, ao mesmo tempo, as doses daqueles que faltarem à vacinação continuarão a ser agendadas para as pessoas de 18 a 44 anos.

Na última semana, as Defensorias Públicas da União e de Mato Grosso notificaram o secretário de Saúde (SMS) de Cuiabá, Célio Rodrigues da Silva, para que respeite as faixas etárias para imunização.

A notificação ocorre depois que a prefeitura de Cuiabá abriu cadastro para a vacinação de pessoas de 18 a 49 anos para substituir as imunizações dos faltosos.

LEIA MAIS: Defensorias notificam prefeitura de Cuiabá para que respeite faixas etárias em vacinação

De acordo com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) há poucas pessoas cadastradas de 50 anos acima sem comorbidades para serem agendadas.

“Sendo assim determinei que baixem a faixa etária para a imunização, para o público de 45 a 49 anos enquanto continuamos a usar as doses dos faltosos para pessoas de 18 até 44 anos”, disse. A imunização contra a Covid-19 segue determinação do Plano Nacional de Imunização (PNI) do governo federal.

O secretário municipal de Saúde, Célio Rodrigues fez um alerta para que as pessoas compareçam aos polos de vacinação com toda a documentação necessária na data agendada.

“Estamos engajados nessa missão de eliminar o risco de contágio pelo coronavírus. Temos milhares de pessoas ansiosas em se imunizarem, mas ainda temos observado que uma parcela ainda tem deixado passar a oportunidade, seja porque querem escolher a vacina, por não se atentarem aos documentos ou outros motivos que fogem à nossa alçada. Por isso, é importante que todos façam sua parte para vencermos a pandemia”, disse.

Cadastro

Para se cadastrar, é necessário entrar no site cadastro.vacinacuiaba.com.br e preencher todos os campos obrigatórios. Deste modo, a pessoa entrará em uma fila de espera virtual. Quando ela for agendada, o sistema do site enviará uma mensagem de WhatsApp automática e/ou um e-mail para a pessoa informando que ela já está confirmada para ir tomar sua vacina.

No dia da vacinação, a pessoa deve levar o QR Code do agendamento impresso, um documento com foto e o comprovante de endereço de Cuiabá. A pessoa também deve estar com o cartão do SUS atualizado. No caso de vacinação pela categoria profissional, também é preciso apresentar declaração de vínculo funcional.

Já no caso das pessoas que se cadastraram pelos grupos de comorbidades ou deficiência permanente grave, além de gestantes, puérperas e lactantes, é preciso apresentar o laudo médico. As pessoas que já estão cadastradas não precisam realizar um novo cadastro. (Com assessoria)

ASSISTA O VÍDEO ABAIXO

× FALE CONOSCO