O percentual de endividados em Cuiabá diminuiu em novembro de 2021 e atingiu 72%, contra 72,9% em outubro e chegou a 75,5% em setembro. Em novembro do ano passado, o total de famílias nesta condição era de 70%, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e analisada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT).
Ainda segundo o Instituto, as que ganham mais de 10 salários-mínimos estão mais endividadas, atingindo 80,9%. Além disso, o uso do cartão de crédito figura como principal tipo de dívida em quase todas as famílias com renda superior a 10 s.m (94,6%). A média geral da pesquisa está em 79,3%.
Já as famílias que ganham menos de 10 salários-mínimos estão encontrando mais dificuldade para pagar as contas, ficando, assim, inadimplentes. A pesquisa mostra que 34,4% delas possuem dívidas em atraso e apenas 17,4% nas famílias com renda superior a 10 s.m. A média geral está em 33,1% e, no comparativo com novembro passado, o percentual ficou em 35,1%.
Com relação à condição de pagamento das dívidas em atraso, houve um leve aumento no percentual de famílias que disseram não ter condições de pagá-las, passando de 8,1% em agosto, com aumento de 0,1 ponto percentual na variação mensal até novembro, onde atingiu 8,5%. Também no comparativo com o ano passado, o grau de inadimplência estava maior, em 12,6%.
O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, explica que tais indicadores refletem aumento dos juros e da inflação.” Esses fatores acabam por tirar o poder de compra das famílias e da condição de pagamento das contas a vencer. Diferentemente do resto do país, o estado de Mato Grosso aponta para uma recuperação, ainda que lenta do poder de compra das famílias”.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Da Redação
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Tenha mas engajamentos reais em seu instagram