Diretoria da ACT/MT reuniu com conselheiros tutelares de 12 município em Porto Alegre do Norte
Em parceira da Secretária da Assistência Social do município de Porto Alegre do Norte, na pessoa da primeira Dama, Valdirene Nascimento, foi realizado o 8° Encontro e Capacitação para Conselheiros Tutelares e Profissionais da rede de proteção às crianças e adolescentes.
Nos últimos três meses a Associação dos conselheiros Ex. conselheiros tutelares do estado Mato Grosso,vem realizando os polos espalhados pelo estado. Na última terça-feira (23) foi realizado na Câmara dos vereadores do município de Porto Alegre do Norte, 1.200 km da capital.
O evento contou com as participações de 12 municípios da região, mais de setenta participantes entre conselheiros tutelares, CMDCA, assistentes sócias e psicólogas dos municípios de Porto Alegre do Norte, Vila Rica, Confresa, Luciara, Santa Cruz do Xingu, Canabrava do Norte, Santa Terezinha, São José do Xingu, Alto do Boa vista, São Felix do Araguaia e Serra Nova Dourada, representando a Secretária de Assistência Social de Porto Alegre a senhora Eliane Lazzari, haja vista que a mesma está participando de curso na Cuiabá. “É muito e importante esse encontro com as participações dos conselheiros tutelares dos municípios vizinhos, foi bem proveitoso as trocas de experiências e os conteúdos dos palestrantes foram excelente, pena um dia só é muito pouco” ressaltou Eliane
A iniciativa da diretoria da ACT/MT em nome da Primeira Dama e colocou a disposição para que outros eventos dessa natureza possa ser realizado em nosso município principalmente quando trata – se de evento que vê de encontro com o fortalecimento na rede de atendimentos as crianças e adolescentes.
O presidente da câmara o vereadores, Alex Gomes Ferreira, disse que é bom receber uma capacitação no município principalmente quando trata–se de um tema tão importante que fala sobre os direitos e a proteção as crianças e adolescentes, parabenizou o poder executivo através da primeira e Dama e secretária da assistência social valdirene, pela iniciativa de trazer pessoas capacitadas para ministrar uma capacitação aos profissionais e colocou a casa de lei, a disposição para qualquer evento dessa grandeza que for realizado no município.
Já para as conselheiras tutelar, Maria de Jesus, Leidiane ,Loracy e Marayza, do conselho tutelar do município de São José do Xingu, que fica mais de 1.300 km de Cuiabá falou das dificuldades que vem passando por falta de estruturas na sede do conselho, principalmente para fazer um bom trabalho em favor das crianças, umas das coisa que deixa nosso colegiado muito triste é o relacionamentos com a gestão todas as vezes que precisa de fazer o deslocamento para outros municípios. “A vinda para participar dessa capacitação tivemos uma dificuldade para conseguir as diárias, falta mais flexibilidade do gestor principalmente quando tem essas palestra onde iremos trocar experiências ter mais conhecimento em nosso favor, eles colocam muita dificuldade” disse Maria
Outra situação complicado é fazer acolhimentos de crianças e adolescentes, pois tem que serem encaminhados para o município de Porto Alegre do Norte, que fica a uma distancia quase duzentos quilômetros, sem contar com as péssimas condições das estradas, disse que na vinda para Porto Alegre para participar do encontro da capacitação com os conselheiros e profissionais da rede passaram por muita dificuldade, durantes o percurso encontraram vários carros e caminhão atolados na estrada.
“Foi de muita valia o encontro, viemos em quatro conselheiras e aproveitamos muito as trocas de experiências entres outros municípios e os temas abortados foram de grande valia para os nossos conhecimentos nos atendimentos do nosso dia a dia” ressaltou, E disse mais “gostaria que um evento dessa grandeza fosse realizado em nessa cidade ”finalizou”.
Para o presidente da associação dos conselheiros e Ex. conselheiros tutelares de Mato Grosso Nelson de Faria, disse da dificuldade de realizar essa capacitação. “Só foi possível realizar esse evento graças a Deus e a parceria da secretaria de assistência social do município de Porto Alegre do Norte, através da equipe da secretária Valdirene Nascimentos que não mediu esforços em contribuir para a realização do evento.
“Em nome diretoria da UNIFCAR ficamos muito grato pela recepção com a nossa equipe, uma viagem longa podermos presenciar as dificuldades vividas pelos conselheiros dessa região precisamente com a distancia entre um município e outros sendo que umas partes das estradas são de chão” disse Nelson.
Da redação: Matheus Augusto