Eclipse solar parcial esteve visível na América do Sul nesta quarta-feira (2)

Eclipse solar parcial esteve visível na América do Sul nesta quarta-feira (2)

Foto: Ron Jenkins/Getty Images

Um eclipse solar parcial poderá ser observado na tarde desta quarta-feira (2) em várias regiões do Brasil, embora os países vizinhos, Chile e Argentina, testemunhem um eclipse solar anular, onde o disco solar esteve quase totalmente encoberto. No Brasil, o fenômeno esteve visível apenas parcialmente, como se o Sol tivesse levado uma “mordida”.

Um eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, bloqueando a luz solar em certas áreas. Nos eclipses anulares, a Lua se alinha perfeitamente, deixando uma borda luminosa ao redor do Sol, criando a aparência de um anel. Já nos eclipses parciais, a Lua cobre apenas uma parte do Sol.

O eclipse parcial não ficou visível em todo o território brasileiro. Os estados da região Sul que puderam apreciar foram: Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, além de partes da Bahia, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. O Rio Grande do Sul teve a melhor visão, com até 38% da superfície solar coberta.

O eclipse ocorreu entre 16h30 e 18h30 (horário de Brasília), com o auge do fenômeno previsto para às 17h40. A duração e a intensidade do evento variam conforme a localização do observador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *