Emanuel usa obra em viaduto para promoção eleitoral

O anúncio das últimas etapas da obra do viaduto José Maria Barbosa – Juca do Guaraná “pai”, na avenida Edna Maria Albuquerque, conhecida popularmente como avenida das Torres, foi realizado nesta quinta-feira (24). Porém, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) usou o grupo no WhatsApp de sua campanha política para divulgar a obra.

Mirando a reeleição, a campanha criou um canal de divulgação especial. O anúncio do viaduto “Juca do Guaraná” foi realizado neste canal, ao invés dos grupos ou site oficial da Prefeitura de Cuiabá.

O estrangulamento do trânsito na avenida das Torres, para dar espaço ao maquinário da obra, começou em agosto de 2019. Inicialmente, a previsão de conclusão do viaduto era de 360 dias, mas só agora em setembro de 2020 está passando pelas etapas finais.

O projeto foi idealizado para melhorar a vida de 10 mil pessoas de forma direta e aproximadamente 90 mil indiretamente, zerando o congestionamento de veículos com espera de mais de 30 minutos, em horários de pico.

Conforme estudo da prefeitura, o viaduto deve ser entregue nas próximas semanas. A estrutura possui 200 metros de cumprimento, 18 metros de largura, e aproximadamente 150 metros de muro de terra armada. A obra é coordenada pela Secretaria de Obras Públicas, que conta com parceria da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) nas ações voltadas para o trânsito durante a execução dos trabalhos.

Neste momento, a obra encontra-se no último estágio – chamada de superestrutura, na qual já foi feito a instalação das vigas de concreto, construção das pré-lajes e concretagem laje.

Atualmente, o trabalho está concentrado na construção do muro de terra armada, da laje de transição, da rede de drenagem nas laterais, adequação da rotatória e iluminação na parte superior do viaduto.