A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) vem realizando a entrega de mudas de capiaçu a produtores de leite e de corte da região norte do Estado. Os técnicos dos escritórios regionais de Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte e Paranaíta têm intensificado os trabalhos para atender à demanda que aumenta nesse período do ano com o fim da estiagem.
Um dos exemplos é do produtor Allas Jonas Ditadi, 36 anos, que aumentou em 20% a produção de leite alimentando seu rebanho com a silagem de capiaçu. “Recebo assistência técnica da Empaer de Peixoto de Azevedo desde 2019 e aumentei minha área de produção da cultura para mais um hectare este ano de tão certo que deu. Com 120 dias já dá para colher e fazer a silagem. As vacas amam. Estou muito feliz e realizado e vou continuar investindo e acreditando em toda orientação que recebo”, destaca ele.
Toda assistência foi dada pelo técnico agropecuário Clodomir Antônio Zalett e o engenheiro agrônomo Clovis Luiz de Moraes Manica. Ambos já atenderam no município, o ano passado, 22 produtores e este ano, 11, até o momento. Todos são produtores dos assentamentos Planalto do Iriri, PA Caximbo II e PA Vida Nova I e II.
“Toda produção é de um viveiro da Empaer que foi plantado em 2019, colhido em 2020 e agora em 2021. É uma área que representa 30% de um hectare. Pequena, mas tem dado bons resultados com aproximadamente 25 toneladas de mudas já colhidas”.
Em Paranaíta, o técnico em agropecuária, Tarcisio Cuchi, explica que desde 2019 já atendeu 62 produtores na cidade. Nesse período, a cidade passou por uma fase de mortandade de gado devido à falta de pasto, mas que foi revertido com o viveiro construído em parceria com a Prefeitura junto ao Programa REM. O resultado é uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) e garantia de muda para os produtores.
“Este ano teve produtor doando mudas para outros produtores. Já fizemos 13 viagens com a caminhonete lotada de mudas pesando em média 400 quilos cada. Estamos projetamos mais cinco viagens até o final do ano”.
Em Guarantã do Norte, o trabalho é desenvolvido há três anos entre a Prefeitura, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Empaer. A entrega das mudas é realizada pelo Instituto conforme desenvolvimento da cultura.
Da Redação


Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-

