Um grupo de empresários do Rio de Janeiro esteve em Mato Grosso para conhecer as potencialidades econômicas do estado e passaram a manhã de quinta-feira (21/10) na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado Mato Grosso (Famato). Na oportunidade, foram feitas apresentações sobre dados do agro mato-grossense e o funcionamento de todo o sistema sindical rural. Eles saíram surpreendidos com as informações.
O grupo faz parte da comunidade de liderança YOP (Young Presidents Organization), formado por empresários dos setores de finanças, hotelaria, consultorias, seguros, construtora e agropecuária de várias partes do Brasil. A YOP é uma comunidade de liderança global de executivos-chefes movidos pela crença compartilhada de que o mundo precisa de líderes melhores. O grupo se reúne para formar líderes e pessoas melhores. A organização foi fundada em 1950 e atualmente está em 142 países, segundo informações do site oficial.
Mensalmente, os empresários se encontram para uma viagem de conhecimento. Desta vez, escolheram o Sistema Famato, em Cuiabá, para conhecer a produção agrícola e pecuária de Mato Grosso e a evolução do setor na economia nacional. O presidente, Normando Corral, fez a apresentação institucional do sistema que é formado pela Famato, Serviço Nacional de aprendizagem Rural (Senar-MT), Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e Sindicatos Rurais e a finalidade de cada um.
Os empresários saíram da reunião impactados com o desenvolvimento da agricultura e pecuária no estado. “Viajamos todos os anos e nunca vimos algo parecido com isso aqui”, disse um deles.
O empresário Marcos de Carvalho, da Ancar Shopping Center, destacou sobre comunicação e sustentabilidade no agronegócio. “Vejo que a comunicação é um desafio ainda para o setor produtivo, portanto sugiro ao grupo discutir e refletir sobre as formas de como contribuir e potencializar as ações do agronegócio, ampliando a compreensão pública sobre a sua capacidade em incorporar processos e práticas de sustentabilidade”, afirmou.
O superintendente do Senar-MT, Chico da Paulicéia, apresentou a entidade que tem a missão de promover o desenvolvimento profissional e social do trabalhador rural, por meio de ferramentas educacionais, como treinamentos e capacitações. No portifólio já conta com mais de 350 treinamentos.
Os dados econômicos e produtivos do agronegócio de Mato Grosso foram abordados pelo superintendente do Imea, Cleiton Gauer, e o diretor executivo do Instituto AgriHub, Otávio Celidonio, destacou os trabalhos desenvolvidos pelo instituto mais novo do sistema que tem o objetivo apresentar soluções para os problemas dos produtores rurais e de grandes empresas ligadas ao agronegócio brasileiro.
Startups – Na sequência, o grupo interagiu com a startup mato-grossense Creditares que busca a conexão dos produtores rurais com as mais variadas fontes de financiamento e crédito rural. Outras três startups, a TBDC – Agro Software (especializada em agricultura digital), M Tech4 (inovações tecnológicas para agroindústria) e a Lucro Real (com ferramenta para o produtor gerenciar seu dinheiro) também apresentaram soluções e responderam aos questionamentos dos empresários.
Também participaram os diretores Vilmondes Sebastião Tomain (Administrativo e Financeiro), José Luiz Fidelis (Relações Institucionais) e Marcos da Rosa (2° vice-presidente).
Fonte: Ascom Famato
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Tenha mas engajamentos reais em seu instagram