Encontro de saberes ancestrais e contemporâneos é tema de encontro apoiado pelo Governo do Estado

De 25 a 29 de agosto de 2025, Manaus será sede do XI Congresso Brasileiro de Herpetologia (CBH), no Centro de Convenções Vasco Vasques. O evento é apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev).
O congresso acontece pela primeira vez na Amazônia Ocidental e reunirá especialistas, estudantes, representantes de comunidades tradicionais e indígenas, gestores públicos e pesquisadores internacionais. É promovido pela Sociedade Brasileira de Herpetologia (SBH) e realizado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).
O evento traz como tema “Encontro de Saberes Ancestrais e Contemporâneos no Coração da Amazônia” e propõe o diálogo interdisciplinar sobre herpetologia entre áreas como biogeografia, conservação, ecologia, educação ambiental, saúde pública, etnobiologia, taxonomia, entre outras. De acordo com o coordenador do evento, Igor Luis Kaefer, doutor em Biologia (Ecologia) e professor da Ufam, a escolha de Manaus como sede é estratégica.
“Manaus, referência em diversidade biológica, abriga uma comunidade científica vibrante e consolidada na herpetologia. Consideramos esta edição um marco geográfico e temático, unindo ciência, cultura e desafios urbanos em uma região de importância estratégica”, destacou.
Programação
A programação contará com palestras, mesas-redondas, oficinas, apresentações culturais, concursos, exposições e atividades de extensão. Entre as ações voltadas ao público, destaca-se o projeto “Herpetofauna em Foco”, que levará estudantes de escolas públicas a exposições científicas e fotográficas, incluindo a mostra ‘Extintos’, com imagens e ilustrações de espécies raras, ameaçadas ou já extintas.
Outro diferencial é a participação ativa de comunidades tradicionais e indígenas, incorporadas desde a concepção da identidade visual até a escolha de homenageados e palestrantes.
“Queremos valorizar esses saberes de forma simbólica e prática, incentivando a diversidade de vozes e perspectivas na herpetologia”, afirmou Kaefer.
A identidade visual do XI CBH foi criada especialmente para esta edição e inspirada na paleta de cores do sapinho manauara (Atelopus manauensis), espécie ameaçada de extinção e endêmica das proximidades de Manaus. Além de estampar a logo, a arte incorpora a figura do sapinho muiraquitã, importante símbolo folclórico amazônico, e outros elementos da herpetofauna, como a tartaruga e a serpente, reforçando o vínculo entre biodiversidade, cultura e ciência.
Saiba mais sobre a programação do congresso em: http://www.cbherpeto.com/
Temas
O evento também terá forte viés interdisciplinar, abordando temas como conservação, saúde pública, educação ambiental e integração entre ciência e sociedade. Para o pesquisador, o congresso é um espaço estratégico para influenciar políticas públicas e fortalecer redes de colaboração:
“As discussões e resultados científicos apresentados têm potencial para subsidiar a elaboração e o aprimoramento de políticas ambientais, programas de manejo sustentável e estratégias de conservação da herpetofauna brasileira”, explicou o coordenador do evento.
A expectativa é reunir mais de mil participantes de todos os estados brasileiros e de diversos países. O encontro também prevê a produção de anais eletrônicos com todos os trabalhos apresentados, disponíveis no site da Sociedade Brasileira de Herpetologia, garantindo acesso público ao conteúdo produzido.
Fomento científico
O professor ressaltou o papel das instituições parceiras para viabilizar o evento, em especial da Fapeam.
“Gostaria de expressar meus sinceros agradecimentos à Fundação pelo apoio fundamental a este congresso, que representa um marco para a pesquisa científica no Brasil, ao ser realizado pela primeira vez na Amazônia Ocidental, proporcionando ampla participação de pesquisadores e estudantes da região”, finalizou.
Parev
O Parev é uma iniciativa da Fapeam que apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) como congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho. O Programa visa popularizar a ciência, divulgando resultados de pesquisas científicas e contribuindo para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-



