Entidades temem destruição de rio e são contra PCH em MT
Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (APROFIR), participou nesta terça-feira (03), em Primavera do Leste de uma audiência pública promovida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT), onde tratou sobre o processo de licenciamento ambiental da PCH Entre Rios. Além da APROFIR também estiveram presentes produtores rurais, representantes da sociedade civil organizada e lideranças indígenas Xavantes.
O presidente da APROFIR, Otávio Palmeira em sua fala, criticou a realização da audiência pública a toque da caixa, sem um prévio cuidado por parte da Sema-MT em comunicar com antecedência a data do evento, aos principais interessados em discutir o tema de relevância importância para a região e para o meio ambiente. “Nós da Associação, que defendemos os Irrigantes e a irrigação, que tem Primavera do Leste, como um forte Polo de Irrigação do Mato Grosso, também fomos pegos de surpresa com esta audiência, e por isso não concordamos na forma que ela está sendo conduzida, e a APROFIR já enviou um oficio ao Ministério Público e também para Sema-MT para que esta audiência pública seja cancelada, e assim uma nova seja organizada com todos os interessados na questão a ser realizada na forma presencial, na cidade de Primavera do Leste”, destacou.
As lideranças e Associações das Terras Indígenas (TIs) São Marcos, Areões, Pimentel Barbosa e Sangradouro, destacando a Cooperativa Indígena Sangradouro/Volta Grande (Cooigrandesan), produtores rurais e a sociedade civil organizada, de forma unânime são contrários ao empreendimento da iniciativa privada. Em nota se pronunciaram “Não concordamos com a forma ilegítima como este processo está sendo conduzido”.
No oficio dirigido à Promotoria de Justiça Estadual e a Sema-MT, a APROFIR listou uma série de argumentos desqualificando a legitimidade da audiência pública, como a de falta de publicidade, a brevidade nos convites a associações e interessados. A PCH Entre Rios é de responsabilidade da Entre Rios Energia Ltda., empresa integrante do Grupo Bom Futuro.
Da Assessoria

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-

