Especialista em lavagem de dinheiro do CV com uso de criptomoedas é preso na Colômbia

Amazonas – Um homem apontado como especialista em lavagem de dinheiro para o Comando Vermelho (CV), com o uso de criptomoedas e fintechs, foi preso no último dia 2 de janeiro na Colômbia durante uma operação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Amazonas (Ficco-AM).
Trata-se de um suspeito chamado Efren Ipuz Prada, de 34 anos, um dos principais alvos da Operação Xeque-Mate, deflagrada em outubro de 2025.
Segundo a Polícia Federal (PF), Prada integrava o núcleo financeiro do CV comandado por Alan Sérgio Martins Batista, conhecido como Alan do Índio, e era responsável por estruturar esquemas de lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas.
A prisão ocorreu com apoio da representação da PF na Colômbia e cooperação internacional da Interpol, por meio de difusão vermelha.
De acordo com as investigações, o suspeito vivia há mais de um ano em território colombiano utilizando documentos falsos para ocultar a identidade.
Assim como o líder do grupo, Alan do Índio, ele teria passado por procedimentos estéticos com o objetivo de dificultar o reconhecimento pelas autoridades brasileiras.
Após a formalização da prisão, a Polícia Federal informou que será encaminhado um pedido de extradição à Justiça colombiana, para que o investigado responda no Brasil pelos crimes apurados no âmbito da Operação Xeque-Mate.
Bloqueio milionário e uso de criptoativos
No curso da operação, a Justiça Federal no Amazonas determinou o bloqueio de R$ 122 milhões movimentados pelo grupo criminoso liderado por Prada e Alan do Índio.
As apurações apontam que o núcleo financeiro negociava carregamentos de drogas e utilizava criptoativos para remunerar suspeitos colombianos, dificultando o rastreamento dos recursos.
Além disso, o esquema de lavagem de dinheiro incluía o uso de empresas de fachada, especialmente no setor de marketing digital, sem atividade econômica real, bem como a intermediação por fintechs, plataformas que oferecem serviços financeiros digitais como pagamentos, empréstimos e controle financeiro.
As investigações seguem em andamento e fazem parte do esforço integrado das forças de segurança para enfraquecer a estrutura financeira de organizações criminosas com atuação no Amazonas e conexões internacionais.
-Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-




