Estudantes dos Anos Finais da Eeti Altair Severiano Nunes realizam 1ª Mostra de Artes de Disciplinas Integradas
Os estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Altair Severiano Nunes, localizada no bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul de Manaus, realizaram na manhã desta sexta-feira (16/08) a 1ª Mostra de Artes de Disciplinas Integradas, da unidade de ensino.
Realizada pelos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a atividade uniu as disciplinas de Educação Física, Artes, História, Ciências e Matemática. Em uma grande exposição distribuída pela escola, os estudantes puderam trabalhar de forma integrada os diversos conhecimentos adquiridos dentro de sala de aula de forma lúdica.
A diretora da Eeti Altair Severiano Nunes, Lana Albuquerque, explicou que essa atividade da mostra é mais uma das diversas que a unidade de ensino realiza, em que os alunos desenvolvem o projeto e redigem um relatório que compõe nota para o bimestre.
“Para nós, isso é muito importante porque faz com que os alunos desenvolvam várias habilidades tanto motoras, quanto relacionais, sociais e emocionais também”, disse a diretora.
União das disciplinas no fazer arte
Os trabalhos consistiram em dobraduras de Tangram, dobraduras de insetos, desenhos de autorretrato, exposição de fotografias de períodos históricos da cidade, grafite e prática de slackline, que é um esporte de equilíbrio que usa fita de nylon.
Segundo o professor idealizador do projeto, Alexandro Ferreira, os estudantes desenvolveram essas atividades durante 2 meses, que culminaram nessa grande exposição. O professor explicou que foi uma forma de unir vários conhecimentos e apresentar novos, como no caso das fotografias, em que os alunos ficaram responsáveis por pesquisar como funcionavam as formas de entretenimento antigamente, em Manaus.
“O objetivo do nosso projeto é mostrar que, por meio das outras disciplinas, a gente pode produzir arte. Somos o 3º melhor Ideb do Amazonas dos Anos Finais, então isso é graças a essa integração das outras disciplinas dentro da nossa escola”, explicou o professor.
Diversão e aprendizado interdisciplinar
Durante a exposição, os estudantes puderam participar das atividades como o slackline e interagir com as exposições, como os desenhos de autorretrato. Como o principal objetivo da atividade era unir todas as disciplinas por meio das artes, muitos dos estudantes realizaram mais de uma atividade.
A estudante do 9º ano, Alice Neves, 14 anos, foi uma delas. Ela realizou as atividades de grafite, autorretrato e dobradura dos insetos. Segundo a aluna, foi muito gratificante poder participar das diversas atividades e fazer coisas que nunca tinha feito antes, como o grafite.
“O trabalho que eu mais gostei foi o grafite porque nunca tínhamos feito isso antes. A importância está em participar das atividades da escola, se incluir mais, e o professor está fazendo isso, nos incluindo e nos fazendo trabalhar e ajudar no trabalho”, disse a estudante.
FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar