Estudo: Brasileiros tem Apenas 26% de Tempo Livre Durante a Vida Adulta

Estudo: Brasileiros tem Apenas 26% de Tempo Livre Durante a Vida Adulta

 

Um estudo conduzido pelo Instituto Ipsos, a pedido do Nubank, revelou que os brasileiros possuem apenas 26% de tempo livre durante sua vida adulta, o que equivale a cerca de 15 anos. A pesquisa também apontou que as mulheres têm ainda menos tempo disponível em comparação aos homens, devido à sobrecarga de uma dupla jornada.

O levantamento investigou como os brasileiros utilizam o pouco tempo livre que têm. Com base em entrevistas realizadas entre os dias 17 e 23 de julho deste ano, envolvendo 1.500 participantes tanto online quanto presencialmente, a pesquisa concluiu que 74% do tempo dos brasileiros está ocupado ao longo da vida, representando 43 anos.

Conforme os dados, 30% desse tempo é dedicado ao sono, seguido pelo trabalho remunerado (23%). Já o cuidado com a família e as tarefas domésticas consome 15%, enquanto 7% é gasto em deslocamentos, como trânsito ou transporte público.

O tempo gasto em deslocamento é, de acordo com o estudo, a atividade que os brasileiros menos gostam (42%). Outras tarefas que não agradam incluem limpar a casa (38,8%), procurar emprego (28,5%), administrar finanças (24,9%) e trabalhar (17,7%).

No total, 42% dos brasileiros afirmam estar insatisfeitos ou indiferentes quanto à quantidade de tempo livre que possuem, enquanto 19% expressam insatisfação com o período em que não estão ocupados.

Mulheres enfrentam maior sobrecarga e menos tempo livre O estudo também mostrou que as mulheres são mais sobrecarregadas devido à dupla jornada. Elas dedicam mais tempo às atividades domésticas, como limpeza da casa (49%), cuidados gerais (29%), atenção à família (28%), cuidado dos filhos (26%), dos animais de estimação (20%), familiares (16%) e estudos (15%).

Por outro lado, as atividades nas quais as mulheres dedicam menos tempo são jogos (28%), seguidas por trabalhos voluntários (27%), atividades ao ar livre (26%), busca por emprego (24%), eventos culturais (24%), controle financeiro (23%), férias (22%) e lazer em bares e restaurantes (18%).

Telas ocupam 12% do tempo livre dos brasileiros O uso de telas, incluindo televisão, videogames e celulares, corresponde a 12% do tempo livre dos brasileiros, o que significa 7,1 anos durante a vida adulta. Em contrapartida, a prática de esportes e atividades relacionadas ao bem-estar ocupa apenas 4% desse tempo, ou 2,2 anos. Atividades religiosas e a participação em eventos tomam, respectivamente, 2% (1,2 anos) e 1% (0,8 anos) do tempo.

Caso os brasileiros tivessem mais tempo livre, eles gostariam de utilizá-lo principalmente viajando (41,7%), dormindo (36%), assistindo à TV (27,2%), praticando esportes (26%) ou simplesmente descansando (23,4%).

Sobre a pesquisa O estudo foi baseado em 1.500 entrevistas realizadas com homens e mulheres acima de 18 anos, de diferentes classes sociais (ABCDE), nas cinco regiões do Brasil (Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste). A amostra incluiu 52% de mulheres e 48% de homens.

Os participantes classificaram 30 atividades diárias como parte do “tempo livre” ou “tempo ocupado”, conforme critérios pré-estabelecidos, e detalharam quanto tempo dedicam a cada atividade. Com base nessas respostas, foi calculado o tempo médio diário em minutos e, posteriormente, ampliado para representar um ano da vida adulta, que foi estimada em 58 anos, de acordo com a expectativa de vida do brasileiro, dos 18 aos 76 anos (IBGE).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *