Estudo: Novo Medicamento para Prevenção do HIV Demonstra 100% de Eficácia

Estudo: Novo Medicamento para Prevenção do HIV Demonstra 100% de Eficácia

Um novo medicamento injetável para a prevenção do HIV demonstrou 100% de eficácia em mulheres cisgênero, conforme um grande estudo realizado na África do Sul e em Uganda. Aplicado a cada seis meses, o lenacapavir se mostrou mais eficaz do que outros medicamentos de profilaxia pré-exposição (PrEP) usados atualmente.

O ensaio clínico, denominado Purpose 1, foi conduzido em três locais em Uganda e 25 na África do Sul, testando a segurança e eficácia do lenacapavir, comparando-o com o Truvada e o Descovy, ambos comprimidos diários usados para prevenção do HIV. O lenacapavir age como inibidor de fusão capsídea, interferindo na proteção do material genético do HIV, e é administrado por injeção subcutânea semestral.

Participaram do estudo mulheres entre 16 e 25 anos, distribuídas aleatoriamente para receber um dos três tratamentos, sem saber qual estavam tomando até o final do estudo. Nenhuma das 2.134 mulheres que receberam o lenacapavir contraiu HIV, enquanto 1,5% das que tomaram Truvada e 1,8% das que tomaram Descovy foram infectadas.

A pesquisadora Linda-Gail Bekker destacou que, se aprovado, o lenacapavir pode se tornar uma importante opção para a prevenção do HIV, especialmente para mulheres cisgênero, ao reduzir o estigma e a discriminação associada ao uso de pílulas diárias, além de potencialmente aumentar a adesão ao tratamento devido à sua dosagem semestral.

Atualmente, o estudo Purpose 1 avança para uma fase em que os participantes serão informados sobre qual medicamento receberam e poderão escolher a PrEP de preferência. Simultaneamente, o estudo Purpose 2 está em andamento para avaliar o lenacapavir entre homens cisgêneros, homens transgêneros, mulheres transgêneras e pessoas não-binárias, com resultados esperados para o final de 2024 ou início de 2025. Se os resultados forem positivos, o medicamento poderá ser submetido para aprovação regulatória global.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *