EUA citam Pix como exemplo de favorecimento do governo brasileiro

O Pix foi incluído em uma extensa lista de reclamações mencionadas na investigação comercial aberta pelos Estados Unidos contra o Brasil. Segundo o processo, o sistema de pagamentos instantâneos brasileiro seria um exemplo de como o governo favorece soluções nacionais em detrimento de empresas norte-americanas.
Em documento oficial, o Escritório da Representação Comercial dos EUA (USTR) afirma: “O Brasil também parece se engajar em uma série de práticas desleais com relação aos serviços de pagamento eletrônico, incluindo, mas não se limitando a favorecer seus serviços de pagamento eletrônico desenvolvidos pelo governo”.
Um dos casos mais representativos dessa disputa entre sistemas de pagamento envolveu o WhatsApp Pay, plataforma controlada pela big tech Meta.
Desenvolvimento do Pix
Em Brasília, o desenvolvimento do Pix começou no Banco Central (BC) antes da pandemia de Covid-19. No entanto, as primeiras informações públicas surgiram apenas em 2020. Em 28 de maio daquele ano, o BC divulgou as regras iniciais do sistema, detalhando o processo de homologação das instituições financeiras e os testes entre bancos.
Pouco depois, em 15 de junho de 2020, o Facebook anunciou o lançamento do WhatsApp Pay no Brasil — o primeiro país a receber o serviço, após testes na Índia. O funcionamento das transferências dependeria de cartões das norte-americanas Mastercard e Visa.
No entanto, apenas uma semana depois, em 23 de junho, o Banco Central e o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) suspenderam o serviço. O BC alegou a necessidade de avaliar riscos e garantir o funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Já o Cade apontou possíveis ameaças à concorrência.
Enquanto o WhatsApp Pay permanecia suspenso, o Banco Central avançava com os testes do Pix, inicialmente com grupos restritos. Em outubro, teve início o cadastramento de chaves para pessoas físicas e jurídicas. Em 16 de novembro de 2020, o Pix foi oficialmente lançado, integrando mais de 700 instituições financeiras. Desde então, a plataforma se tornou amplamente popular entre os brasileiros.
Somente em março de 2021 o Banco Central autorizou o WhatsApp Pay a operar transferências entre pessoas físicas. A plataforma foi relançada meses depois, mas acabou não ganhando tração entre os usuários, que já haviam adotado o Pix como ferramenta principal para pagamentos e transferências.

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-



