Exposição em escola estadual apresenta arte, literatura, esporte e história dos povos indígenas

Grafismos indígenas, apresentação de plantas medicinais, esporte, dados estatísticos, dentre outros, integraram a exposição -Foto-Euzivaldo Queiroz
 

Os estudantes do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire realizaram uma exposição na última sexta-feira (12/04) para apresentar a cultura dos povos indígenas do Amazonas. Essa exposição marcou o encerramento de uma série de atividades relacionadas ao tema, que foram abordadas de forma interdisciplinar na escola desde fevereiro.

A exposição contou com trabalhos produzidos por alunos de seis turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, nos quais eles exploraram diferentes aspectos do cotidiano indígena em diversas áreas do conhecimento.

O projeto interdisciplinar envolveu nove disciplinas curriculares. Por exemplo, na aula de matemática, os alunos pesquisaram dados estatísticos relacionados aos povos indígenas do Amazonas. Na disciplina de literatura, foram apresentados os principais autores indígenas, como Ailton Krenak, Daniel Munduruku, Davi Kopenawa Yanomami, Kaká Werá e o amazonense Tiago Hakiy.

Na aula de língua inglesa, os estudantes abordaram a diversidade das línguas indígenas, enquanto a geografia explorou a cartografia dos territórios indígenas localizados na região metropolitana de Manaus. O ensino religioso levou os alunos a pesquisarem as crenças praticadas pelos povos indígenas.

Na área de ciências, foi organizada uma exposição sobre as principais plantas medicinais cultivadas pelos povos indígenas, como hortelã, boldo, manjericão, capim santo e boldo chileno. Os alunos tiveram que realizar pesquisas para preparar essa exposição.

Na disciplina de arte, os alunos estudaram os diferentes grafismos presentes na cultura indígena. Já na disciplina de história, o objetivo foi combater o racismo e explorar a origem das etnias. Para isso, os estudantes visitaram comunidades indígenas e aprenderam sobre os costumes dos diferentes povos tradicionais. A professora Doroteia Duarte, responsável pela disciplina, considerou que o objetivo do projeto foi alcançado.

Além disso, os alunos participaram de uma olimpíada indígena na quadra da escola, com a prática de três modalidades esportivas de origem indígena: corrida com tora, zarabatana e cabo de guerra.

O tema transversal sobre os povos indígenas continuará sendo trabalhado ao longo do ano no Ceti Elisa Bessa Freire. O projeto seguirá com exposições em sala de aula e o desenvolvimento de novos projetos. A diretora da escola, Maria do Carmo Araújo, destacou o comprometimento dos alunos em compartilhar o conhecimento adquirido e beneficiar outros estudantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *