Fecomércio é favorável ao projeto do Professor Allan Kardec sobre programa de recuperação do centro histórico de Cuiabá
Jonas da Silva
Assessoria
A direção da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT) manifestou-se favorável ao Projeto de Lei 810/2022, de autoria do deputado Professor Allan Kardec (PSB-MT), que institui o Programa de Recuperação do Setor Comercial e dos Imóveis Comerciais do Centro Histórico de Cuiabá e regiões próximas.
Em nota técnica encaminhada ao deputado no fim de outubro, a instituição aprova o “programa de recuperação destinado à reestruturação do comércio do centro, para atrair de volta empreendedores e empregos, e devolver à região sua importância histórica, cultural e comercial”.
“A qualificação do espaço público, a restauração dos monumentos e a criação ou apoio de atividades que atraem visitantes, turistas ou pessoas de maior poder aquisitivo da cidade geram valorização imobiliária e uma receita que seria suficiente para garantir, via mercado, a sustentabilidade econômica”, descreve o superintendente da Fecomércio, Igor Cunha, na nota técnica.
“É preciso e urgente reconhecer o estado de calamidade em que se encontra o centro histórico e lutar pela sua recuperação. Além da questão econômica e social dos negócios e empregos, também é necessário a recuperação histórica da região que representa a formação cultural de Cuiabá desde o período colonial”, defende o deputado Professor Allan.
A proposta inclui ainda a criação do Selo Patrimônio Histórico Comercial de Cuiabá.
*O programa*
O deputado explica que o programa objeto da proposta consiste na concessão de benefícios fiscais, instrumento de política econômica utilizado historicamente para alavancar o desenvolvimento.
Na prática, contempla a redução ou extinção de alíquotas de tributos estaduais e municipais por tempo específico recolhidos por empresários e pagos pelos consumidores. A proposta inclui a redução e/ou isenção dos tributos incidentes sobre as tarifas de serviços públicos concedidos.
Ele informa que em geral a isenção fiscal pode ser de 10 a 15 anos. A efetivação do programa implica a celebração de convênios e parcerias entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Cuiabá e representação do comércio e da cultura, entre outras organizações.
“A falta de segurança, a desordem urbana, a proliferação de moradores em situação de rua e o êxodo de empresas contribuem ainda mais para o esvaziamento de pessoas da região do centro histórico de Cuiabá”, argumenta o deputado Professor Allan.

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-

