Festival da Pamonha começou nesta quinta-feira (21) e ofertará mais de 20 toneladas da iguaria

Começou na manhã desta quinta (21) terceira edição Festival da Pamonha após a pandemia, na comunidade Rio dos Peixes, situada às margens da rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251). A iniciativa é organizada pela Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Turismo e teve início as 9h da manhã. É promovido pela Secretaria Municipal de Turismo, também estão envolvidas na organização do evento as secretarias de Cultura, Esporte e Lazer; de Mobilidade Urbana e a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb). Que irá até no domingo dia (24) como parte da programação de aniversário da Capital.

Francisco Vuolo Secretário de Trabalho e emprego da capital enalteceu que é um prazer muito grande poder está mais uma vez participando desse evento, principalmente porque conhece mito bem a comunidade pois foi um lugar onde passou uma grande parte de sua infância, disse ainda que o evento já virou uma tradição na comunidade do Rio dos peixes, parabenizou o presidente da Associação dos moradores Gumercindo de Oliveira pela parceria, e enfatizou a dedicação  do Senhor Divino como é conhecido que começou vendendo as delicias do milho em uma caixa de isopor a mais de vinte e hoje é reconhecido nacionalmente.

Vuolo reatou ainda que irá disponibilizar mais de 20 toneladas de pamonha com pelo menos dez opções. O Festival contará com 36 barracas e a oferta de outras iguarias de milho, como o curau. Haverá ainda e revenda de doces, espetinhos, comidas típicas e caldos. Os artesãos locais também irão realizar uma grande exposição de produtos, disse que a expectativa é que durante os quatros dias do evento deverá passar pelo local mais trinta mil pessoas.

Para o presidente da Associação dos Moradores da comunidade rural do Rio dos Peixes Gumercindo de Oliveira, que como representante dessa localidade é prazeroso receber o apoio da prefeitura de Cuiabá através do prefeito Emanoel Pinheiro através dos seus secretariados que estão envolvidos no evento, afirma que a sobra de dúvida será terá um sucesso total e quem ganha é os moradores local “enfatizou o presidente”.

O evento está contando com os serviços do Sine da Gente atua com uma van itinerante que leva aos bairros da Capital serviços, como balcão de empregos, cadastro e formalização de Microempreendedores (MEI), captação de vagas do comércio local, carteira de trabalho digital e outros.

Da Redação: Matheus Augusto