Festival de Parintins 2025: Mostra de Artesanato e Economia Solidária completa 20 anos e destaca talentos amazônicos

Em meio ao colorido vibrante e à energia contagiante do 58º Festival Folclórico de Parintins, a arte e a criatividade amazônicas ganham destaque na 20ª Mostra de Artesanato e Economia Solidária, de 26 a 29 de junho, promovida pelo Governo do Amazonas. Artesãos e produtores de economia solidária parintinenses ocupam espaço totalmente dedicado ao artesanato e produtos manuais, com produções dedicadas ao festival dos bumbás Caprichoso e Garantido.
A Mostra de Artesanato e Economia Solidária é coordenada pelo Programa do Artesanato Amazonense (PAA), da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).
Instalada no Turistódromo, a mostra reúne mais de 70 expositores parintinenses cadastrados no Programa do Artesanato Amazonense e no Programa Economia Solidária do Amazonas, oferecendo ao público uma imersão na riqueza cultural e na diversidade da produção artesanal e manualidades locais. São peças em fibras naturais, cerâmica, madeira, biojoias, alimentos regionais e itens de moda produzidos de forma sustentável, por empreendedores individuais e grupos de organização coletiva.
Segundo o secretário executivo do Trabalho e Empreendedorismo, Henry Vieira, o evento cumpre o papel de fortalecer a renda de artesãos e empreendimentos da economia solidária e, além, também, de valorizar os saberes tradicionais.
“A Mostra é uma vitrine para a produção artesanal do Amazonas. Além de fomentar a economia local, ela projeta o trabalho de nossos artesãos para turistas, lojistas e parceiros institucionais”, afirma Henry Vieira.
A iniciativa integra a programação oficial do Festival de Parintins e, ao longo das duas décadas de realização, já se consolidou como um dos maiores espaços de valorização do artesanato e da economia solidária no Norte do país.
Além da comercialização dos produtos, a Mostra também oferece atividades sociais, com espaços dedicados à disseminação de informações sobre preservação do meio ambiente, sustentabilidade e orientações sobre estilo de vida, saúde e ações de sensibilização para o consumo consciente. O Sebrae, parceiro da Setemp, oferece orientação aos empreendedores, com rodas de conversa sobre empreendedorismo.
Retorno para a economia


Em 2024, somente a Mostra de Artesanato e Economia Solidária movimentou cerca de R$ 1,7 milhão em vendas, quase o dobro do resultado de 2023 (R$ 960 mil). A expectativa para 2025 é superar esse número recorde do ano anterior.
O artesanato se torna fonte significativa de renda sazonal para dezenas de famílias locais. Muitos artesãos esgotam sua produção e voltam com encomendas.
A 20ª edição celebra não apenas a trajetória de sucesso da Mostra, mas também o protagonismo de comunidades tradicionais, mulheres empreendedoras, povos indígenas e quilombolas que encontram, no artesanato, uma forma de resistência, identidade e desenvolvimento.
A Mostra segue aberta ao público até o encerramento do Festival, com entrada gratuita.


Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-

