A partir do dia 01 de julho deste ano, oito radares semafóricos começam a funcionar ao longo da Avenida Filinto Müller, em Várzea Grande e as demais vias que cruzam a mesma e que está entre as de maior volume de trânsito. Além de controlar o excesso de velocidade dos veículos, que será no máximo de 50 km/h, os radares irão também verificar desrespeito à sinalização dos semáforos e preservar principalmente o direito do pedestre em atravessar as ruas em segurança.
“Várzea Grande está trabalhando por um trânsito mais humano e educado”, frisou o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, sinalizando que o prefeito Kalil Baracat tem defendido que o trânsito seja utilizado de forma racional e preservando vidas, não tirando as mesmas.
De acordo com o coordenador de Mobilidade Urbana de Várzea Grande, Cidomar de Arruda Velo, o funcionamento do radar semafórico é bastante simples e acontece sem qualquer intervenção urbana. “São três laços detectores em cada faixa de uma via, distantes 3 metros um do outro. Quando um veículo passa, os laços calculam sua velocidade. Este tipo de radar controla a velocidade dos veículos e os que desrespeitam a sinalização nos semáforos, ou seja, quem avançar um sinal vermelho será multado, assim como os veículos que ultrapassarem o limite de velocidade que é de 50km/h também”, explica o coordenador.
Cidomar Velo informa ainda que será ajustado o funcionamento dos semáforos da Avenida Filinto Müller para que após às 23h, funcionem de forma intermitente durante toda a madrugada, evitando que condutores de veículos fiquem parados em semáforos correndo o risco de ser abordada ou assaltada. “Nos próximos dias também estaremos ajustando os semáforos para que como as demais cidades brasileiras que já utilizam o radar semafórico, a partir das 23h e durante a madrugada, o motorista possa avançar o sinal vermelho desde que dentro do limite de velocidade”, pondera o técnico.
Somados aos 14 pontos de radares fixos e de barreiras eletrônicas já implantados, Várzea Grande totaliza 22 pontos de monitoramento que auxiliam no controle e fiscalização da velocidade dos veículos, bem como na preservação de vidas.
Ainda de acordo com Cidomar Velo, os equipamentos já foram aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e os locais de instalação estão devidamente sinalizados e seu funcionamento também já passou por período educativo para condutores e pedestres, itens previstos na legislação de trânsito brasileira.
“Nosso objetivo é de resguardar a vida de condutores e pedestres. A administração não tem interesse em esconder os pontos ou de arrecadar dinheiro com multas. Pelo contrário, todos os equipamentos são bem-sinalizados. Importante dizer que todas as ruas e avenidas escolhidas são infelizmente campeãs de acidentes e queremos diminuir esses índices. Além do mais, todas as cidades brasileiras com grande fluxo de veículos e de pessoas utilizam esses equipamentos, é inevitável que uma das cidades que mais cresce em Mato Grosso tenha que se organizar nesse sentido também. Monitorando em tempo real coíbe acidentes, evita prejuízo material e emocional para as pessoas, identifica veículos roubados, auxilia no controle de velocidade e na fiscalização dos avanços de sinal em diversos cruzamentos”, disse o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes.
“Esses novos oito pontos que começam a funcionar coibindo o excesso de velocidade e o avanço de sinal, fazem parte de etapas já cumpridas de 14 pontos implantados e testados e agora outros oito pontos, somando 22. Ao final de toda a implantação, teremos 54 pontos de fiscalização pela cidade, além de uma central de monitoramento instalada na Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana que será responsável por operar com transparência e visibilidade o trânsito da cidade e em conjunto com outros órgãos públicos estaduais a exemplo do Detran e de Segurança Pública”, explica o arquiteto e urbanista, Enodes Soares Ferreira, elaborador do estudo técnico de instalação de equipamentos de controle viário da cidade.
Quanto a aplicação de multas, Enodes lembra que a fiscalização eletrônica opera com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), onde as multas são baseadas na gravidade da infração como aplicado em todo o país e variam de R$ 130,16 (infrações médias) até R$ 880,41 para infrações graves, além das pontuações na carteira do motorista.
Da Redação
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Tenha mas engajamentos reais em seu instagram