Flávio Dino fará audiência para decidir sobre o fim do orçamento secreto

Em Brasília, o ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou a realização de uma audiência de conciliação para garantir o fim do orçamento secreto, esquema considerado inconstitucional pela Corte no final de 2022. O ministro enfatizou que todas as práticas que viabilizam o orçamento secreto devem ser completamente eliminadas. A audiência está agendada para o dia 1º de agosto, às 10h.
“Demonstra-se que não importa a nomenclatura utilizada (RP 2, RP 8, emendas ‘pizza’, etc.). A simples alteração de nome não pode transformar em constitucional uma prática declarada inconstitucional pelo STF, como é o caso do orçamento secreto”, destacou o ministro em sua decisão.
Flávio Dino assumiu a relatoria do processo após suceder a ministra Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal. A iniciativa foi provocada pela Associação Contas Abertas, pela Transparência Brasil e pela Transparência Internacional, atuando como “amicus curiae” (amigos da Corte). Essas entidades apresentaram evidências que indicam a persistência do descumprimento da decisão da Corte. Entre os exemplos citados estão o uso indevido das emendas do relator-geral do Orçamento para incluir novas despesas, conhecidas como “emendas Pix”, distribuídas com baixa transparência e controle, e o descumprimento da obrigação de divulgar informações sobre a autoria e a execução das emendas “RP 9”.
Em abril, o ministro solicitou que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se manifestassem sobre o cumprimento da decisão que declarou a inconstitucionalidade do orçamento secreto.
Foram convocados para participar da audiência de conciliação o procurador-geral da República, Paulo Gonet; o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas; o advogado-geral da União, Jorge Messias; os chefes da Advocacia do Senado e da Câmara; e o advogado do PSOL, partido autor da ação.

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-

