Governador Wilson Lima fortalece setor primário de Tapauá com entrega de equipamentos e fomento à produção rural

Governador Wilson Lima fortalece setor primário de Tapauá com entrega de equipamentos e fomento à produção rural

O governador Wilson Lima realizou, nesta quinta-feira (18/12), a entrega de equipamentos, implementos agrícolas, insumos e documentos rurais para produtores de Tapauá (a 449 quilômetros de Manaus), como parte da programação comemorativa pelos 70 anos do município. As ações integram a política do Governo do Amazonas de fortalecimento do setor primário no interior do estado.

As entregas contemplaram agricultores familiares, pescadores artesanais e associações produtivas, com investimentos viabilizados por meio de editais do Fundo de Promoção Social (FPS) e ações coordenadas pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) e Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepa).

Durante a agenda no município, o governador destacou o conjunto de ações realizadas pelo Estado. “Fazer entregas do social, do setor primário e fazer a inauguração da primeira etapa do Asfalto Amazonas, estamos trazendo dignidade, respeito para as pessoas”, afirmou Wilson Lima.

FOTO: Alex Pazuello/Secom

Pela Sepror, foram entregues motores estacionários, um triciclo, uma casa de farinha mecanizada, fornos, um kit de casa de farinha e motocultivadores, equipamentos destinados, principalmente, ao fortalecimento da cadeia produtiva da mandioca, atividade estratégica para a economia local.

O Idam realizou a entrega de 120 documentos rurais, sendo 60 Cartões do Produtor Primário (CPP) e 60 Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF), assegurando que agricultores tenham acesso a políticas públicas de fomento, crédito rural e assistência técnica.

E a ADS beneficiou produtores do município com a entrega de 15 kits roçado, dois aeradores para piscicultura, 1,5 mil sacos de ráfia e 1,2 mil mudas de café, ampliando as condições de produção agrícola e incentivando a diversificação de culturas.

FOTO: Alex Pazuello/Secom

Por meio da Sepa, foram entregues 30 filtros de água destinados à atividade pesqueira, contribuindo para melhores condições sanitárias e de trabalho aos pescadores artesanais de Tapauá.

Com recursos do FPS e apoio técnico do Idam, associações locais também foram contempladas, entre elas a Associação dos Agricultores das Comunidades Ribeirinhas do Município de Tapauá (Agricort) e a Associação das Manejejadoras, Manejadores, Pescadoras e Pescadores da Comunidade Redenção, que receberam equipamentos como motores, fornos, caixas d’água, mangueiras, embarcações e motores de popa, fortalecendo a produção, a organização comunitária e a geração de renda.

A presidente da Associação dos Pescadores, Pescadoras, Manejadores e Manejadoras da Comunidade Redenção, Suely Costa, foi beneficiada com as entregas feitas no município para o setor primário. Com a lancha e os motores recebidos, a presidente disse que vai facilitar a locomoção na região.

FOTO: Alex Pazuello/Secom

“Muito importante não só para mim, mas para todos os ribeirinhos, os pescadores que precisam. Foi como ganhar na mega-sena, porque era algo muito difícil da gente conseguir. Então isso vai facilitar muito, no caso da lancha, para as nossas reuniões, para as comunidades”, declarou a presidente da associação.

Participaram das entregas em Tapauá o prefeito do município, Gamaliel Andrade; os deputados federais Adail Filho e Fausto Jr.; os deputados estaduais Alessandra Campelo e Adjuto Afonso; entre outras autoridades estaduais.

Leitores Online agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *