São Paulo – O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania assinará, no próximo dia 26 de julho, em São Paulo, um Acordo de Cooperação Técnica em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP) e a organização Núcleo Memória para apoiar a implantação do Memorial da Luta pela Justiça. A instalação será no prédio da antiga sede da Auditoria Militar, um símbolo da repressão, onde ocorreram julgamentos de “crimes políticos” durante a ditadura civil-militar no Brasil. O objetivo do projeto é conscientizar presentes e futuras gerações, garantindo que crimes e injustiças do passado não se repitam.
Com o memorial, o edifício – localizado no número 1.249, da Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, na capital paulista – ganhará novo significado, transformando-se em equipamento sociocultural inédito, dedicado a projetos de pesquisa, educação e cultura. O prédio abrigará exposições, acervos, programas de visitação e debates, entre outras iniciativas, com o objetivo de resgatar, registrar e preservar a história das violações de direitos humanos no Brasil.
O projeto contará com um plano museológico, uma ferramenta de gestão estratégica para museus, que define conceitualmente a missão, visão, valores e os objetivos da instituição. Trata-se de uma iniciativa que propõe transformar o espaço em um local especialmente destinado à construção da memória dos advogados e dos ex-presos políticos que frequentaram o prédio como vítimas de um sistema autoritário.
A cooperação será realizada em parceria com a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo e o Núcleo Memória, organização dedicada à preservação da memória política no país. Diversos atores sociais contribuíram com o projeto, como profissionais do direito, ex-presos políticos, museólogos, arquitetos, historiadores e jornalistas.
Na cerimônia da próxima sexta, será apresentado o projeto do Memorial e assinado o Acordo de Cooperação Técnica, com a presença do ministro Silvio Almeida, do ministro Alexandre Padilha, da presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini, e do diretor do Núcleo Memória, Maurício Politi.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Tenha mas engajamentos reais em seu instagram