Hospital Geral de Cuiabá completa 80 anos e vereador propõe sessão solene
O vereador Mário Nadaf (PV) apresentou na sessão plenária desta terça-feira (09) um requerimento de sessão solene nº 47/2023 em homenagem aos 80 anos do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá. Durante a solenidade, haverá o lançamento do livro que conta a história da unidade hospitalar na Capital.
O evento será realizado no mês de junho e, conforme o autor da propositura, objetivo é homenagear os profissionais que fizeram parte da história do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá. “Assim como todos àqueles que participaram da elaboração do livro em homenagem a fundação do hospital”, justificou o parlamentar.
Além disso, durante a sessão, haverá entrega de Moções de Aplausos a personalidades que se destacaram na história do Hospital. “Deste modo, por bem engrandecer merecidamente o trabalho dessas brilhantes profissionais, sendo
mais que merecedor da sessão solene para proceder a entrega das Moções de Aplausos aos referidos servidores do Hospital”, destacou Nadaf.
HOSPITAL GERAL – A entidade Sociedade de Proteção a Maternidade e a Infância de Cuiabá, entidade civil de fins filantrópicos e humanitários foi fundada em Cuiabá aos 23 dias do mês de outubro do ano de 1942. A unidade hospitalar teve como sua primeira presidente D. Hilda Lima Corrêa e presidente de honra D. Maria de Arruda Muller. Em 1945 foi então inaugurada a 1ª Maternidade de Cuiabá, com 7 leitos e após investimentos de recursos obtidos junto ao Governo Federal e a bancada de Mato Grosso, iniciou-se a obra efetiva da construção do Hospital que chegou a ficar paralisada por mais de 24 anos por falta de recursos financeiros.
No mandato do governador do Dr. Pedro Pedrossian, a obra foi retomada e tornou-se realidade o imponente Hospital Geral de Cuiabá, com capacidade para 170 leitos, dos quais, somados aos 30 leitos anteriores, perfazem hoje 200 leitos. Em parceria com a Universidade de Cuiabá (Unic), no ano de 2000, após avaliação entre as partes, com apoio da sociedade organizada, do Ministério Público Estadual e Câmara de Vereadores de Cuiabá decidiu-se por firmar apenas um Instrumento de Contrato de Cessão de Uso, no qual o Hospital Geral disponibilizaria suas dependências para servir como cenário de prática para complementar a formação acadêmica dos alunos dos cursos da Saúde.
No ano de 2006, o Hospital Geral torna-se um Hospital Escola para viabilizar na prática os ensinamentos teóricos do seu conceituado corpo clínico. Neste ínterim passa então a ser denominado de Hospital Geral Universitário (HGU). A parceria com a Unic se manteve e foi ampliada para programas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) servindo como campo de estágio aos acadêmicos de cursos de graduação na área da saúde, residentes, mestrandos e doutorandos, e convênios para servir como cenários de prática para os estudantes da UNIRONDON, CETEC, Hospital do Câncer, Santa Casa de Cuiabá e CEOPE foram firmados.
Hoje são 234 leitos, sendo 18 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Adulta e 16 leitos de UTI Neonatal, sendo 96% de todos os nossos atendimentos destinados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de Pronto Atendimento 24 horas nas especialidades de Cardiologia e Ginecologia e Obstetrícia. Por mês, são registradas na unidade mais de 3.600 consultas especializadas, 15.200 procedimentos de média complexidade ambulatorial e hospitalar e 778 procedimentos de alta complexidade, além de 1.750 procedimentos do Fundo de Ações Estratégicas (FAEC).
SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-

