Hospital Municipal de Cuiabá recebe visita técnica do Projeto Lean nas emergências com equipe do Sírio-Libanês
O Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho” recebeu, nos dias 6 e 7 de julho, a visita técnica do Projeto Lean nas emergências com a equipe do Sírio-Libanês. Esse foi o primeiro encontro presencial para tratar sobre as ferramentas de melhorias a serem implementadas na unidade hospitalar.
A diretoria do HMC realizou uma reunião de alinhamento com a equipe do Sírio-Libanês. Para Paulo Rós, diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública – ECSP, que administra o HMC, pontua que a seleção do Hospital Municipal de Cuiabá para a execução do projeto demonstra a credibilidade da unidade no país.
“O Projeto Lean nas emergências é o terceiro projeto nacional desenvolvido no HMC, graças à seriedade da gestão Emanuel Pinheiro que criou um dos maiores e mais modernos hospitais públicos, com infraestrutura necessária, e profissionais dedicados para melhor atender os usuários do SUS”, revelou.
Segundo Paulo Rós, as expectativas com a execução do projeto no HMC é a diminuição do tempo de espera no atendimento, aumento do giro de leitos, engajamento da equipe, mais qualidade nos serviços prestados, redução do tempo de permanência entre outros benefícios.
O objetivo do projeto Lean é reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos por meio do uso da metodologia Lean. Essa metodologia visa melhorar a gestão, racionalizando recursos, otimizando espaços e insumos. Baseada em tempo e valor, para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado.
Segundo o médico consultor do Sírio-Libanês, Paulo Roberto, a visita técnica foi importante para apresentar o projeto e realizar o diagnóstico inicial da urgência e emergência do HMC. “Verificamos detalhes do funcionamento e os indicadores. Discutimos sobre o plano de ação, com a ferramenta inicial a ser coloca em prática, denominada 5 s, ferramenta esta baseada nos sensos (separar, organizar, limpar, padronizar e preservar)”, destacou.
O especialista de processos do Sírio-Libanês, Rodolfo Durante, explicou que, em cada visita técnica será apresentada uma nova ferramenta até o fim do ciclo, que se encerra no mês de novembro de 2022. “Além das visitas técnicas, faremos o acompanhamento de maneira remota, do desempenho da equipe do HMC”, pontuou.
Muriel Alencar, do Núcleo de Gestão da Qualidade Hospitalar do HMC é o focal point do projeto. Ele destacou que as equipes estão engajadas e conta ainda com o apoio da direção do hospital para a execução do projeto. “A princípio, estamos na fase de criação do comitê para acompanhar o desenvolvimento do plano de ação na urgência e emergência. Na 1° visita técnica foram catalogados 54 pontos de cuidado no setor. A aceitação das equipes é bem positiva, acredito que todos conseguirão implementar as ferramentas de forma correta para melhoria do atendimento”, ressaltou.
O HMC é o único hospital de Mato Grosso selecionado para o Projeto Nacional Lean nas emergências. A unidade cumpriu todos os critérios de elegibilidade e faz parte do 6º ciclo. A segunda visita técnica do Projeto Lean nas emergências com a equipe do Sírio-Libanês está prevista para os dias 20 e 21 de julho.
O projeto nacional Lean nas Emergências integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), por meio do Ministério da Saúde, em parceria com os Hospitais Sírio-Libanês, Beneficência Portuguesa e Moinhos de Vento – HMV. Ao todo 39 hospitais do país foram selecionados.
Da Redação

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-

