Igarapé do Passarinho passa por limpeza e ações ambientais na zona Norte de Manaus

Uma das regiões mais populosas da zona Norte de Manaus está recebendo uma grande ação de limpeza e educação ambiental. Desde a última terça-feira (29), a Prefeitura realiza uma megaoperação no igarapé do Passarinho, no bairro Monte das Oliveiras. Os trabalhos incluem dragagem, desassoreamento, capinação, desobstrução de bueiros e limpeza das margens ao longo de mais de 7 quilômetros de extensão.
Garis e educadores ambientais
A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) coordena a operação, que mobiliza cerca de 400 garis e 40 educadores ambientais. Além da limpeza física, o foco também está na conscientização dos moradores sobre o impacto do descarte irregular de resíduos.
Neste sábado (3/5), os educadores continuam visitando casa a casa, orientando a população sobre os prejuízos do lixo lançado nos igarapés.
“Estamos tratando o igarapé como parte viva da cidade”, diz secretário
O secretário da Semulsp, Sabá Reis, afirmou que a operação segue uma orientação direta do prefeito David Almeida:
“O prefeito David Almeida nos pediu que fôssemos além da limpeza, que tratássemos o igarapé como o que ele é: parte viva da cidade. […] Cada morador sensibilizado é uma vitória. O igarapé agradece e Manaus também”, destacou Reis.
Nos primeiros dias da operação, as equipes identificaram mais de 10 pontos de descarte irregular — as chamadas “lixeiras viciadas”. Esses locais estão sendo limpos e receberão coletores adequados para evitar o retorno dessa prática.
Conscientização ambiental
Moradores já relatam mudanças de comportamento. Josenilda Lima, moradora da área há mais de 20 anos, contou como a ação a impactou:
“Antes eu achava que jogar um restinho de comida ou uma sacola de lixo no canto da rua não tinha problema. […] Vou mudar, já estou separando meu lixo”, afirmou.
A coordenadora da equipe de educação ambiental da Semulsp, Miriam Silva, destacou a importância da abordagem educativa:
“Nossa missão é explicar, sensibilizar, mostrar que o lixo que a gente joga volta para a gente em forma de alagamento, doença e poluição. […] É uma mudança que começa devagar, mas é permanente”, afirmou Miriam.
Trabalho continua nos próximos dias
As ações no Monte das Oliveiras devem prosseguir ao longo da próxima semana. A expectativa é de que a operação traga não apenas melhorias visíveis no igarapé do Passarinho, mas também promova uma transformação cultural e ambiental duradoura na comunidade.


Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-

