Instituto da Mulher Dona Lindu registra o parto do primeiro bebê de 2026 na rede estadual de saúde

O Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL) registrou, nesta quinta-feira (1º/01), o nascimento do primeiro bebê de 2026, na rede estadual de saúde do Amazonas. O menino Pedro Henrique nasceu à 0h08 de parto cesariano com 3,548 quilos, 49 centímetros e 40 semanas de gestação. A informação é da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
O recém-nascido é o primeiro filho do casal Rainara dos Santos, de 21 anos, e Pedro Lucas, de 30 anos, que moram no bairro Armando Mendes, zona norte de Manaus.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, ressaltou a importância de uma rede de saúde organizada e preparada para cuidar da vida, desde o primeiro segundo. Ela destacou o compromisso do Governo do Amazonas em manter unidades de saúde preparadas e dos profissionais de saúde que se revezam em plantão entre o Natal e Ano Novo para garantir acolhimento, atendimento humanizado, segurança e assistência qualificada às gestantes e recém-nascidos, todos os dias do ano, inclusive nas datas em que a maioria das pessoas quer estar em casa confraternizando.
Segundo a mãe, as contrações iniciaram na terça-feira (30/12) e se intensificaram durante os preparativos da ceia de ano novo. Emocionada, ela celebrou o momento especial, marcado pela alegria de iniciar o ano com vida nova e pela confiança no atendimento recebido.

“É uma emoção que não dá para explicar. Começar o ano recebendo meu bebê nos braços é um presente de Deus. Estou muito feliz e realizada. Foi um momento único, cheio de emoção, cuidado e carinho. Vou guardar para sempre a forma como fomos acolhidos”, declarou.
A médica obstetra Christiane Marie destaca que a unidade dispõe de equipe multiprofissional e estrutura adequada para garantir atendimento seguro, qualificado e centrado na mulher.
“No Instituto da Mulher, cada parto é conduzido com respeito, cuidado e sensibilidade. Trabalhamos com o modelo de parto humanizado, garantindo acolhimento, segurança e protagonismo da mulher em um dos momentos mais importantes de sua vida”, afirmou.
Após o parto, mãe e bebê passam bem e seguem recebendo assistência integral da equipe multiprofissional da unidade. A previsão de alta hospitalar é de 48 a 72 horas, dependendo da evolução clínica da paciente e do bebê.

Foto: Divulgação/Carlos Gonçalves e Jaddy Nascimento
Funcionamento da rede no feriado
A SES-AM informa que a rede de urgência e emergência, formada por 25 unidades de saúde na capital, está operando de forma integral 24 horas durante o feriado de Ano Novo, entre 31 de dezembro e 1º de janeiro, assim como no ponto facultativo de 2 de janeiro de 2026. São mais de 17,3 mil trabalhadores da saúde revezando em plantões para garantir os serviços à população.
Na capital, Manaus, são três prontos-socorros adultos, três prontos-socorros infantis, nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) distribuídos por todas as zonas da capital, além das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Campos Sales (Tarumã) e José Rodrigues (Cidade Nova), em funcionamento 24 horas para atender a população.
Nas sete maternidades estaduais, o atendimento às gestantes também segue normalmente, assim como o Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam), que estará disponível ininterruptamente durante todo o feriado.
No interior do estado, os hospitais dos 61 municípios operam em regime de plantão 24 horas, com o apoio da logística de UTI aérea da SES-AM, caso haja necessidade de transferências emergenciais para a capital.
-Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-




