Irã ameaça atacar bases dos EUA caso americanos se unam a Israel em guerra

Irã ameaça atacar bases dos EUA caso americanos se unam a Israel em guerra

Mundo – O Irã colocou mísseis e tropas em alerta para atacar bases dos Estados Unidos no Oriente Médio, caso Washington se junte oficialmente à guerra de Israel contra o país. A informação é de autoridades americanas, que revisaram relatórios de inteligência recentes.

Segundo as fontes, o Irã pode iniciar ataques a bases americanas no Iraque, Síria, Bahrein e Emirados Árabes Unidos — e até bloquear o Estreito de Ormuz, ponto estratégico para o comércio global. Milícias como os Houthis, no Iêmen, também devem retomar ofensivas contra navios no Mar Vermelho.

Os EUA, que têm mais de 40 mil soldados na região, enviaram aeronaves de reabastecimento à Europa, sinalizando uma possível mobilização aérea. Um ataque à instalação nuclear de Fordow, no Irã, é cogitado com apoio israelense, mas analistas alertam para uma possível escalada generalizada.

O ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, responsabilizou Israel e seus aliados por qualquer nova guerra, e afirmou que “não imporão sua vontade ao povo iraniano”.

Autoridades americanas admitem que o Irã está perto de conseguir fabricar uma arma nuclear e que, diante dos ataques, pode acelerar o programa como forma de dissuasão.

“Se os EUA entrarem na guerra, o incentivo do Irã para desenvolver uma bomba se multiplica”, disse Rosemary Kelanic, especialista em política externa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco