Irã perde líder supremo e ex-presidente em meio à guerra e entra em colapso político

Mundo – Os ataques realizados por Estados Unidos e Israel contra o Irã desde a madrugada de sábado (28) seguiram neste domingo (1º), quando foram confirmadas mortes de autoridades do país persa, como o líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, e o ex-presidente Mahmoud Ahmadinejad. A escalada militar, que já vinha sendo considerada uma das mais graves do século no Oriente Médio, ampliou o temor de um conflito regional de grandes proporções.
Ao longo do fim de semana, forças militares dos dois países utilizaram redes sociais para divulgar resultados das ofensivas e rebater informações do lado iraniano. O Comando Central dos Estados Unidos (Centcom), responsável pelas operações norte-americanas na Ásia Central e no Oriente Médio, afirmou em publicação na rede X que a sede da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) foi destruída. A alegação, até o momento, não foi confirmada oficialmente por Teerã.
O Centcom também negou que o porta-aviões USS Abraham Lincoln tenha sido atingido por mísseis iranianos, como havia divulgado a IRGC. A disputa de versões se intensificou nas plataformas digitais, transformando as redes em um campo paralelo de batalha informacional.
Pelo lado americano, o presidente Donald Trump afirmou que embarcações estratégicas iranianas foram destruídas. “Acabei de ser informado de que destruímos e afundamos nove navios da Marinha iraniana, alguns deles relativamente grandes e importantes. Vamos atrás dos demais — em breve, eles também estarão no fundo do mar!”, escreveu.
As Forças de Defesa de Israel (IDF) também divulgaram nota nas redes sociais afirmando que “todos os líderes terroristas de alto escalão do Eixo do Terror do Irã foram eliminados”, ampliando o tom de vitória adotado pelas autoridades israelenses.

Mortes e destruição
Ao menos 201 pessoas morreram e 747 ficaram feridas no Irã, segundo a Sociedade do Crescente Vermelho. O número de vítimas aumentou após a confirmação de um ataque a uma escola em Minab, que deixou 153 meninas mortas e 95 feridas. A emissora Al Jazeera também informou que o Hospital Gandhi, em Teerã, foi atingido por ataques aéreos atribuídos a Israel e aos Estados Unidos.
Os Estados Unidos confirmaram a morte de três militares e cinco feridos graves durante as operações. Em Israel, ataques retaliatórios iranianos deixaram nove mortos e 28 feridos, após mísseis atingirem um bairro residencial em Beit Shemesh.
A escalada de ataques e retaliações aumenta a preocupação internacional diante da ausência de sinais de cessar-fogo e do risco de novos desdobramentos militares.
-Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-




