Maioria dos deputados estaduais admite buscar reeleição em 2022

Apesar de ainda faltar alguns meses para as eleições de 2022, as movimentações de candidaturas seguem a todo vapor nos bastidores, inclusive na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). No Parlamento Estadual, basicamento todos os deputados estaduais da atual legislatura admitem tentar um novo mandato no pleito deste ano.

Entre os principais quadros está o presidente da ALMT, Max Russi (PSB). O chefe do Legislativo foi eleito deputado em 2014 e este ano pretende buscar a permanência no cargo pela terceira vez.

 

Na mesma linha, outros nomes conhecidos dentro do parlamento como o primeiro-secretário deputado Eduardo Botelho (DEM), Wilson Santos (PSDB), Janaina Riva (MDB) e o líder do governo, Dilmar Dal Bosco (DEM) também buscarão a renovação do mandato.

Há também situações atípicas, como a do deputado Gilberto Cattani (PSL), que será novamente “testado” nas urnas e tentará continuar no Parlamento na disputa deste ano. O parlamentar que ficou como suplente nas eleições de 2018 assumiu a vaga após o falecimento do titular da cadeira, Silvio Fávero (PSL), que morreu em 2020 vítima da covid-19.

 

Dentre os deputados, o único que enfrenta problemas para pleitear uma recandidatura é o deputado Carlos Avallone (PSDB). O tucano está impedido de encarar as urnas devido a uma ação  por caixa 2 e abuso de poder econômico referente à eleição de 2018 que tramita na Justiça Eleitoral. Apesar da situação, o tucano tenta reverter a condenação para disputar o pleito. Neste ano além dos deputados estaduais, a população também deverá comparecer às urnas para eleger governadores, senadores e deputados federais.

Veja a lista de deputados:

1. Janaina Riva (MDB)
2. Elizeu Nascimento (PSL)
3. Ulysses Moraes (PSL)
4. Sebastião Rezende (PSC)
5. Wilson Santos (PSDB)
6. Faissal Calil (PV)
7. Eduardo Botelho (DEM)
8. Paulo Araújo (PP)
9. Dilmar Dal Bosco (DEM)
10. Xuxu Dal Molin (PSC)
11. Nininho (PSD)
12. Max Russi (PSB)

13. Thiago Silva (MDB)
14. Lúdio Cabral (PT)
15. Valmir Moretto (Republicanos)
16. Delegado Claudinei (PSL)
17. Dr. Eugênio (PSB)
18. Prof. Allan Kardec (PDT)
19. Dr. Gimenez (PV)
20. João Batista (Pros)
21. Valdir Barranco (PT)
22. Dr. João (MDB)
23. Gilberto Cattani (PSL)
24. Carlos Avallone (PSDB)

Fonte: GD