Moradora de Manaus é considerada a mais velha do Amazonas e completa 111 anos

Moradora de Manaus é considerada a mais velha do Amazonas e completa 111 anos

Manaus – Am: Considerada a idosa mais velha do Amazonas, Joana Francisca Bento da Silva, está completou 111 anos nesta última quinta-feira (16).  Moradora de Manaus, ela conta o segredo de sua longevidade e relembra momentos importantes da sua trajetória.

Nascida no dia 16 de dezembro de 1913, Joana nasceu em Eirunepé e se mudou para Juruá com os pais e os irmãos, que estavam em busca de um emprego. A idosa relembra do momento como um dos mais marcantes e conta que sua mãe lhe acordava cedo para que ela pudesse ajudar no canavial de cana-de açúcar que a família  trabalhava.

As histórias do local são as que mais conta até hoje para os filhos, netos e bisnetos. Em entrevista ao Portal BDC TV, a neta, Maria de Jesus de Oliveira – que é uma das netas do meio – revela que a avó sempre relembra os momentos que trabalhou no canavial, fazendo rapadura.

“Eu trabalhei no canavial no tempo que eu era jovem e que meus pais ainda estavam vivos. Eu passava o dia moendo”, relembra.

Matriarca da família

Joana foi casada por 50 anos com Joaquim Bento da Silva e o casamento resultou em uma grande família com 14 filhos – sendo 5 vivos – 25 netos, 45 bisnetos e 5 tataranetos. Há cerca de 30 anos, o marido faleceu aos 75 anos após um câncer de estômago e, desde então, Joana não casou com mais ninguém.

Existem vantagens e desvantagens em viver mais de 100 anos. Entre as vantagens estão poder vivenciar e marcar muitos momentos de quem se ama. No entanto, entre as desvantagens é ter que presenciar a partida de pessoas queridas e amadas.

No ano de 2020, o filho de Joana, Franscisco Bento morreu aos 74 anos, em decorrência da covid-19. Apesar de ter convivido com o filho nesse período e não ter tomado a vacina, a centenária não contraiu o vírus, surpreendendo os familiares.

“A gente dava chá para ela e remédios contra a covid-19, mas ela não pegou. Mas o filho mais velho, infelizmente, faleceu em decorrência da covi-19”, afirmou a neta, Maria de Jesus.

Neste dia 16 de dezembro, Francisco também estaria fazendo aniversário e completaria 79 anos. Além de dividir a data de nascimento com o filho, o bisneto Yure, também nasceu no mesmo dia que a bisavó e o tio-avô.

Sem grandes problemas de saúde, Joana continua lúcida e sempre relembra dos anos que passaram com carinho. Para a família é motivo de orgulho ver que a idosa segue bem e com forças para continuar todos os dias.

Joana revela seu segredo com simplicidade afirmando que basta fazer coisas simples da vida: não fazer mal para ninguém e confiar em Deus.

“É só viver sendo boa com as pessoas, nunca fazer mal a ninguém e ter muita fé em Deus. Esse é o meu segredo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco